8 de janeiro de 2025

Raios sem fim: moradores da Região dos Lagos registram clarões por mais de 30 minutos sem parar


Fenômeno foi visto em Cabo Frio, Saquarema, Arraial do Cabo, Araruama, Maricá, São Pedro da Aldeia, além de outras cidades. Moradores do interior do Rio registraram grande quantidade de raios
Na noite desta segunda-feira (6), moradores das cidades de Cabo Frio, Saquarema, Arraial do Cabo e Araruama, na Região dos Lagos do Rio, registram uma grande quantidade de raios no céu. Segundo os moradores, o fenômeno durou mais de 30 minutos de forma ininterrupta no horizonte, fazendo um show de luzes no céu.
De acordo com a meteorologia Hana Silveira, o fenômeno é normal e foi provocado por uma nuvem de tempestade, a cumulonimbus.
Ainda de segundo Hana, o tempo abafado por conta das altas temperaturas junto com um cavado e ventos em altitude contribuíram para os raios e relâmpagos.
Grande quantidade de raios são registrados na Região dos Lagos do Rio
Reprodução Inter TV RJ
Nas redes sociais, os fenômenos chamaram a atenção. Uma moradora da Região dos Lagos comentou: “e ficou muito tempo, comecei a acompanhar às 19h30 e fui até umas 11h e ainda estava… não sei se ficou mais”.
Outra pessoa comentou: “muito estranho, parecia que estava saindo do chão para o céu”.
Quantidade de raios
Só nesta segunda-feira (6), na cidade do Rio de Janeiro, 1.150 raios tocaram o solo e 3.457 foram registrados dentro das nuvens, totalizando 4.607, segundo a Climatempo.
Raios são registrados na Região dos Lagos do Rio nesta segunda-feira (6)
Reprodução Inter TV RJ
Os raios são correntes elétricas que se formam dentro da nuvem com o que choque de partículas de gelo. As partículas, ao encostarem umas nas outras, ficam eletrificadas e armazenam cargas dentro das nuvens. Em seguida, são formadas faíscas, que dão origem aos raios.
Em 80% dos casos, os raios ficam dentro das nuvens, formando clarões, como os observados pelos moradores. Em 20% dos casos, as correntes elétricas saem da nuvem e acabam atingindo o solo.
A orientação é que, em caso de indícios de uma tempestade — como céu escurecendo, ventos ou trovões —, a pessoa deve procurar abrigo em um carro fechado ou dentro de um imóvel.
O aquecimento global tem gerado temperaturas extremas, tempestades mais fortes e também tem aumentado a quantidade de raios no país.
O fato de ser o maior país tropical do mundo faz o Brasil ser campeão mundial de incidência de raios.

Mais Notícias