5 de janeiro de 2025

Raízes x Origem da vida: veja o que Caprichoso e Garantido vão apresentar na 1ª noite do Festival de Parintins

Primeiro boi a se apresentar no Bumbódromo é o Boi Caprichoso, seguido do Boi Garantido. Cada bumbá terá até 2h30min para fazer o seu espetáculo. Caprichoso e Garantido se enfrentam todos os anos em espetáculo realizado na cidade de Parintins, interior do Amazonas
Alex Pazuello/Lucas Silva/Secom
A 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins começa na noite sexta-feira (28), no interior do Amazonas. O primeiro boi a se apresentar no Bumbódromo é o Boi Caprichoso, seguido do Boi Garantido. Cada bumbá terá até 2h30min para fazer o seu espetáculo.
Este ano, o Caprichoso entra na disputa apresentando o tema “Cultura – O Triunfo do Povo”. Já o Garantido vai levar para a arena o tema “Segredos do Coração”. A partir do tema escolhido, os bois montam uma apresentação para cada noite, com um subtema diferente.
Nesta 1ª noite, o Caprichoso vai falar de “Raízes: O entrelaçar de Gentes e Lutas”, enquanto o Garantido traz “A Origem da Vida”.
Veja o que cada boi deve apresentar:
Caprichoso
Boi Caprichoso.
Alex Pazuello/Secom
Para a primeira noite, o Caprichoso, proclama o “Triunfo do Povo” com foco nas culturas: culturas plantadas, nascidas e sustentadas no meio da Amazônia Brasileira, magistralmente triunfal no entrelaçar de negros e negras, indígenas, ribeirinhos e ribeirinhas, mestres e mestras da cultura popular local.
Dos filhos da terra que plantaram o jardim chamado Amazônia e, pela sua existência, por ela enfrentaram a impiedosa e violenta força da colonização, marcando uma história de dor, resistência e muita.
LEIA TAMBÉM:
Tradição que divide a cidade: como a rivalidade entre Caprichoso e Garantido mudou a paisagem de Parintins
Conheça os 21 itens de Caprichoso e Garantido que disputam o Festival de Parintins
Teste seus conhecimentos sobre o Festival Folclórico de Parintins
Cunhã, pajé, tripa do boi e toada: conheça vocabulário e termos usados no Festival de Parintins
Garantido
Boi Garantido
Divulgação
A primeira noite, conduzidos pela “Menina dos Olhos do Mundo” , o Garantido vai revelar o segredo da Origem da Vida. Nesta noite, a Agremiação Folclórica Boi Bumbá Garantido apresentará o primeiro ato do grande espetáculo.
O segredo que emana do coração encarnado é a Origem da Vida. Há muitas teorias sobre quando e como tudo que nos cerca e somos começou. As teorias indígenas são as mais complexas, simbólicas e poéticas. Uma dessas narrativas sobreviveu ao epistemicídio colonial. Chegou ate os dias de hoje graças à resistência de uma das maiores nações indígenas do Brasil, os Sateré-Mawé.
Como é a disputa
O espetáculo de cada boi no Bumbódromo é complexo e envolve 21 quesitos, chamados de ‘itens’, além de outros segmentos não julgados, como Pai Francisco e Mãe Catirina.
Os itens são divididos em blocos, de acordo com suas características. O “Bloco A” compreende quesitos comuns e musicais; o “Bloco B”, itens relativos à cenografia e coreografia; e o “Bloco C” reúne a parte artística do evento.
A decisão da disputa está nas mãos de jurados, dentre os quais: um é o presidente da comissão de júri; três julgam o Bloco A (os sete itens presentes nele); três julgam o Bloco B (os sete itens presentes nele); e os outros três, o Bloco C (os sete itens presentes nele). Cada noite é avaliada separadamente.
A apuração ocorre sempre na segunda-feira, na parte da tarde, após o último dia de festa. Das três notas dadas a cada item, é descartada a menor. Vence o festival o boi que acumular mais pontos no somatório de todos os blocos em todas as noites. Ao todo, os jurados julgam 21 itens, sendo individuais e coletivos:
Festival de Parintins movimenta cidade no meio da Floresta Amazônica
Apresentador;
Levantador de toadas;
Batucada ou Marujada;
Ritual indígena;
Porta-estandarte;
Amo do boi;
Sinhazinha da fazenda;
Rainha do folclore;
Cunhã-poranga;
Boi bumbá (evolução);
Toada (letra e música);
Pajé;
Tribos indígenas;
Tuxauas;
Figura típica regional,
Alegorias;
Lenda amazônica;
Vaqueirada;
Galera;
Coreografia; e
Organização do conjunto folclórico.

Mais Notícias