Na natureza, há duas variações genéticas que podem resultar em animais de cor anormalmente clara: leucismo e albinismo. Um raro filhote de búfalo branco, supostamente nascido no Vale Lamar do Parque Nacional de Yellowstone, fotografado em 4 de junho de 2024.
Erin Braaten/Dancing Aspens Photography via AP
Fotos de um filhote de bisão branco no Parque Nacional de Yellowstone geraram entusiasmo e perguntas: como isso acontece?
Uma visitante do parque disse que tirou as fotos no local no início deste mês, mostrando um filhote branco peludo sendo acariciado por sua mãe marrom-escura.
Autoridades do parque disseram esta semana que ainda não tinham visto um filhote branco no amplo parque em Wyoming e Montana, lar de cerca de 5 mil bisões, também chamados de búfalos americanos.
Na natureza, há duas variações genéticas que podem resultar em animais de cor anormalmente clara: leucismo e albinismo. Em ambas as condições, o animal herda duas cópias da mutação genética — uma de cada progenitor, que geralmente parecem ter coloração normal.
Visitante fotografou o filhote branco peludo sendo acariciado por sua mãe marrom-escura.
Erin Braaten/Dancing Aspens Photography via AP
Animais leucísticos não têm algumas células que produzem melanina, um pigmento natural que dá cor ao pelo, olhos, penas e pele. Seus corpos podem parecer quase totalmente brancos, ou apenas brancos em manchas, e geralmente têm olhos normais ou escuros.
O albinismo, que é mais raro, resulta da ausência completa de melanina. Os animais albinos são quase totalmente brancos e podem ter olhos rosa claro ou laranja e visão reduzida. Os bisões albinos não terão cores escuras nos olhos, narizes e cascos, disse James Derr, geneticista da Texas A&M University.
O bezerro de Yellowstone, com seu nariz e olhos pretos, não é albino, disse Jim Matheson, diretor executivo da National Bison Association.
Há uma terceira possibilidade: um bezerro de cor clara pode ser o resultado de um bisão cruzado com uma vaca doméstica branca. Nesse caso, o bezerro pode ser de cor bronzeada clara, com olhos castanhos e nariz preto ou marrom, disse Derr.
Matheson disse que não está claro com que frequência os bezerros de bisões brancos nascem na natureza.
“Nós simplesmente não sabemos com que frequência isso acontece porque nunca rastreamos isso na história”, disse ele.
Conheça o Parque Nacional de Yellowstone, a primeira área de preservação do mundo