20 de outubro de 2024

Receita do molho Madeira

Molho à base de vinho fortificado é um clássico e pode ser usado em carnes e massas. A receita do molho Madeira é bastante simples de se preparar e pode ser usada para temperar carnes como medalhões de filé mignon, bife Wellington, carnes assadas e até frango, peixe e massas.
Estudiosos da gastronomia atribuem a invenção do Molho Madeira aos ingleses, embora esse vinho fortificado que está na base do molho seja produzido na Ilha da Madeira, em Portugal.
A versão mais aceita relata que, no século XIX, quando os súditos da rainha inglesa ainda ocupavam a Ilha da Madeira, eles controlavam tudo o que era produzido ali, incluindo o vinho.
Como eram grandes apreciadores da bebida, começaram a adicioná-la em uma grande variedade de receitas, como bolos, carnes e outras preparações. E assim que o vinho Madeira foi parar no molho de carne que é a base dessa delícia.
O vinho Madeira é um dos mais sofisticados e elegantes vinhos fortificados do mundo. Ele pode ser seco ou doce e geralmente é servido como aperitivo ou digestivo, além de funcionar muito bem também em drinques.
Na clássica receita de molho Madeira, que você confere a seguir, foi utilizado o vinho Madeira Justino’s 3 anos Seco. A Justino’s é uma vinícola líder no setor por elaborar vinhos de grande complexidade de aroma e sabor, frescor ímpar e perfeitamente equilibrados entre dulçor e acidez.
Receita Molho Madeira
Ingredientes
3 colheres (sopa) de manteiga
150 ml de Vinho Madeira Justino’s 3 anos Seco
300 ml de caldo de carne
60 g de farinha de trigo
Sal a gosto
Como fazer
Em uma panela pequena, derreta a manteiga em fogo baixo e adicione a farinha de trigo, misturando bem com um fouet para não empelotar. Quando a farinha começar a dourar, adicione, aos poucos, o vinho Madeira sem parar de mexer para não formar grumos.
Continue mexendo e, depois de alguns minutos, quando sentir que o álcool evaporou, adicione aos poucos o caldo de carne, sem parar de mexer. Continue mexendo e deixe o molho engrossar até ficar com a consistência desejada. Acerte o sal.
Se for servir o molho como tempero para carne, a textura não pode ser nem muito líquida, nem muito densa. Atinja um ponto cremoso, mas fluido e sirva por cima da carne que você preferir.
Em quais pratos usar molho Madeira
O molho Madeira é perfeito com as carnes, em especial os medalhões de filé mignon, alcatra ou outro corte nobre.
O bife Wellington, prato sofisticado e elegante em que o filé mignon inteiro é envolto numa camada de massa folhada e assado, pode ser servido com esse molho.
No geral, todas as carnes assadas podem ser servidas com o molho Madeira, como por exemplo rosbife e lagarto. O molho traz suculência e sabor a carnes que podem resultar um pouco secas após assadas.
Costeletas de porco, filé mignon suíno e outros cortes também ficam ainda mais saborosos quando temperados com molho madeira, assim como peito de frango ou coxas e sobrecoxas grelhadas e assadas.
Alguns peixes de sabor mais intenso, como salmão e atum, também podem receber gotas de molho Madeira, sempre lembrando que por ser mais escuro irá cobrir a cor natural do peixe.
O molho Madeira pode ser adicionado também ao estrogonofe ou em molhos cremosos de carnes, como bolonhesa, para condimentar massas, como tagliatelle e fettuccine.
Menos comum é o uso para dar um toque especial a legumes assados, como batata doce ou abóbora.
Acompanhamentos para o molho Madeira
O molho madeira combina bem com diversos acompanhamentos, como purê de batata, arroz branco, risoto de cogumelos e legumes salteados.
Existem diversas variações desse molho, com adição de outros ingredientes como cogumelos, vinho tinto, mostarda ou ervas frescas. Aí vai do seu gosto.

Mais Notícias