Segundo o órgão, a suposta empresa beneficiária dos bens estava sendo monitorada desde o ano passado por anunciar diariamente a venda de produtos importados na internet. Manaus receita apreensão
Divulgação/Receita Federal
A Receita Federal apreendeu, na madrugada desta quarta-feira (10), mais de 100 kg de mercadorias transportadas irregularmente no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus.
Segundo o órgão, a suposta empresa beneficiária dos bens estava sendo monitorada desde o ano passado por anunciar diariamente a venda de produtos importados na internet.
Entre os principais itens retidos estão cosméticos, vitaminas, maquiagem, bolsas, vestuário, perfumes, entre outros.
As autoridades responsáveis pelo monitoramento constataram que o perfil da empresa existe desde 2013 e que as proprietárias transportavam as mercadorias dos Estados Unidos para o Brasil sem o pagamento dos tributos e sem se expor ao controle administrativo de órgãos anuentes no comércio exterior, especialmente Anvisa e Inmetro.
Balanço
Nos primeiros meses de 2024, a equipe da Receita Federal no Aeroporto Internacional de Manaus já reteve cerca de 200 kg e mais de mil itens transportados irregularmente por viajantes oriundos do exterior.
“Cabe ressaltar que os bens importados como bagagem acompanhada não podem ter destinação comercial. Nesse caso, as mercadorias deveriam ingressar no país em operação de Regime Comum de Importação”, disse o órgão.
Vídeos mais assistidos do Amazonas