12 de outubro de 2024

Recém-Nascidos na Santa Casa Recebem Vacina Contra Hepatite B e BCG

Imunizantes são aplicados na sala de vacinação montada na unidade exclusiva para pacientes SUS Crianças nascidas na Santa Casa Nossa Senhora da Guia, unidade do complexo hospitalar Santa Casa de Maceió, recebem as vacinas contra Hepatite B e a BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) ainda nas primeiras horas de vida. A imunização é garantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e previne contra as formas graves de doenças como a tuberculose.
“A quantidade enviada pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió é específica, tanto que temos um dia na semana para otimizar a aplicação dessas doses. Em torno de 60% das crianças são vacinadas com a BCG e cerca de 69% com a de Hepatite B, pois depende do dia em que nascem. O bebê que recebe alta sem a vacina precisa ser levado ao posto de saúde”, esclareceu Zara Moraes, supervisora de enfermagem.
Mais de 3200 recém-nascidos foram vacinados na Santa Casa em 2024
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Neste ano, até o mês de setembro, 3241 recém-nascidos foram imunizados na unidade. Em 2023, entre janeiro e dezembro, o registro foi de 4551. “Como o recém-nascido nasce sem proteção específica  para certas doenças e é extremamente  importante a amamentação (pois os anticorpos da mãe, presentes no leite materno, o protegerão enquanto seu sistema imunológico amadurece) e a vacinação ainda na maternidade”, disse Zara.
VACINAS – Desenvolvida para proteger contra as formas graves da tuberculose, a BCG foi apelidada por intenautas como “pedigree latino-americano”, isso porque o imunizante é obrigatório em países da América Latina. A famosa marquinha, na verdade, só acontece quando se usa agulhas tradicionais na aplicação. Se for feita com microagulha (“carimbo”), a criança fica sem a marca.  
Mais de 3200 recém-nascidos foram vacinados na Santa Casa em 2024
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Além de ser administrada ainda na maternidade, poucas horas após o nascimento, a vacina BCG está disponível nos postos de vacinação designados pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs). Em casos extremos, ela pode ser aplicada até os 4 anos, 11 meses e 29 dias da criança, entretanto, a prioridade é aplicá-la o quanto antes, conforme destaca o Programa Nacional de Imunização (PNI).
Já a vacina contra a Hepatite B (recombinante) é indicada para esquema de vacinação em primeira dose o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade, podendo ser administrada até 30 dias após o nascimento. 
Mais de 3200 recém-nascidos foram vacinados na Santa Casa em 2024
Santa Casa de Misericórdia de Maceió
AMIGO DA CRIANÇA – A Santa Casa Nossa Senhora da Guia é a única materniadade em Alagoas a possuir o selo Hospital do Amigo da Criança, certificado concedido pelo Ministério da Saúde, Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial de Saúde) para os que adotam as melhores práticas obstétricas e neonatais e, principalmente, segue os 10 passos da amamentação.
Além da sala de vacinação, a maternidade também conta com um cartório, o que garante às crianças o registro de nascimento, sem custos, antes de receberem alta.
Artur Gomes Neto
Diretor Técnico Médico
CRM-AL 2503/RQE 1874
Informe Comercial – Santa Casa

Mais Notícias