15 de novembro de 2024

Reclamações de usuários do transporte intermunicipal crescem 34,6% na região de Campinas

Problemas com horários concentram o maior volume das queixas. Desde 2022, a linha 695, que liga Campinas e Hortolândia, é a campeã de reclamações. EMTU diz que atua para realizar adequações. Reclamações de usuários dos ônibus EMTU cresce 34,6% na região de Campinas
As reclamações relacionadas ao transporte intermunicipal aumentaram 34,69% na região de Campinas (SP). Foram 1.087 em 2023, contra 807 no ano anterior. No 1º semestre de 2024 foram registradas 514 queixas de usuários da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
Os dados foram obtidas via Lei de Acesso à Informação (LAI) pela EPTV.
A principal reclamação é com relação aos horários dos ônibus, mas reclamações contra funcionários, inobservância do ponto e supelotação também aparecem entre os problemas recorrentes.
Em comum desde 2022 é que a linha 695, que liga Campinas e Hortolândia, aparece como a campeã de queixas.
Reclamações na linha 695
2022: 49 reclamações – superlotação (27) e horários (12) foram as maiores queixas
2023: 134 reclamações – horário (87) e funcionários (40) foram as maiores queixas
2024 (1º semestre): 56 reclamações – funcionários (31) e horários (19) foram as maiores queixas
Usuários de ônibus do transporte intermunicipal reclamam sobre horários da frota.
Reprodução/EPTV
Autora de uma tese de mestrado sobre mobilidade urbana sustentável, a pesquisadora da Unicamp, Janini Dias da Silva, relata os impactos que um transporte coletivo falho traz à sociedade.
“O que a gente vê que a população começa a buscar outros meios, o transporte individual, comprar carros mais velhos, que acabam sendo mais poluentes, para resolver esse problema de transporte. Por isso é importante sempre melhorar o serviço, a qualidade dos ônibus, uma frota atualizada, sempre buscando o conforto e custo que seja bom para o usuário”, defende.
Em nota, a EMTU defende que tem feito “fiscalizações e operações diárias para adequar a oferta de viagens à demanda de passageiros e garantir o cumprimento de horário das partidas, e também fazer os ajustes necessários quando for preciso”.
A empresa ainda justifica que o aumento dos congestionamentos nas rodovias que cortam a região de Campinas nos últimos anos impacta diretamente no tempo de viagem e no cumprimento dos horários.
Sobre a linha 695, campeã das reclamações, a EMTU pontou que são 21 viagens realizadas entre segunda a sexta e que a oferta é adequada a demanda de passageiros. “Se constatada a necessidade, ajustes serão feitos para melhorar o atendimento aos passageiros”, completa.
Reclamações de usuários dos ônibus EMTU cresce 34,6% na região de Campinas
Reprodução/EPTV
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