Segundo dados, serviço SP156 recebeu 77 mil reclamações no ano passado, contra 59.721 em 2022. Enquanto isso, subsídio dado às empresas de ônibus passou de R$ 5,1 bi para R$5,6 bilhões no período. Alta de 10,5%. Prefeito diz trabalhar por melhorias, mas considera que paulistano está ‘mais exigente’. Passageiros viajam em pé em ônibus cheio na cidade São Paulo em 2023.
Ettore Chiereguini/Estadão Conteúdo
Relatório publicado nesta segunda-feira (29) pela SPTrans aponta que o número de reclamações sobre o sistema de ônibus da cidade de São Paulo cresceu 29,3% em 2023.
Segundo o documento, o serviço SP156 – da Prefeitura de SP – recebeu no ano passado 77.254 reclamações sobre os ônibus que circulam todos os dias na capital paulista, contra 59.721 de 2022.
Apesar do número crescente de reclamações, o total de recursos do tesouro municipal que a gestão Ricardo Nunes (MDB) utilizou para manter o sistema de ônibus da cidade funcionando chegou a R$ 5,6 bilhões no ano passado.
Linhas da zona sul ainda são alvo da reclamação de passageiros
O montante significa um crescimento de 10,5% em relação aos R$ 5,1 bilhões aplicados pela gestão municipal em subsídio às empresas de ônibus no ano passado.
No total, o sistema geral teve um custo para a cidade de R$10,6 bilhões para a cidade. Desse montante, R$ 4,88 bilhões vieram da receita da tarifa, que apesar do aumento de passageiros, teve um recuo de 3,43%, diminuindo cerca de R$ 167,5 milhões.
A SPTrans diz que essa queda se deve ao restabelecimento do benefício da gratuidade aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, determinada pela Justiça.
‘Paulistano mais exigente’, diz Nunes
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) anda de ônibus no primeiro domingo de gratuidade do ‘Domingão Tarifa Zero’
Leon Rodrigues/SECOM/Divulgação/PMSP
Questionado, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) defendeu as melhorias feitas por sua gestão, e afirmou que atualmente o sistema tem mais veículos novos e 90% da frota com ar-condicionado.
“O que a gente tem feito são as aplicações de multa e a cobrança para a melhora do transporte. Agora, é natural que as pessoas vão sendo mais exigentes. E é assim que tem que ser. De fazer as suas solicitações e suas reclamações. E a Prefeitura tem que fazer o seu papel: que é multar, fiscalizar, cobrar, melhorar. É o que a gente tem feito de forma bastante consistente e é o nosso objetivo: melhorar cada vez mais o transporte coletivo”, declarou o prefeito.
Sobre o aumento do subsídio, Nunes afirmou que é reflexo do congelamento da tarifa por quatro anos seguidos e também da queda do número de passageiros transportados diariamente na cidade.
“A questão do subsídio, ele aumenta porque a gente tá com a tarifa congelada há quatro anos. É o quarto ano consecutivo que a gente mantém a tarifa congelada em R$ 4,40, dentro de uma visão não só tarifária, mas uma visão de política pública de mobilidade. Para atrair passageiro para o transporte coletivo. A gente tinha em 2019 cerca de 9 milhões de passageiros por dia, hoje são 7 milhões de passageiros. Então, as ações da prefeitura são constantes para a gente poder melhorar o uso do transporte”, declarou.
Multas aplicadas nas empresas
Passageiro promove quebra-quebra por causa da demora dos ônibus no Terminal Varginha
O relatório da SPTrans também mostra que a Prefeitura de SP aplicou 307.108 multas nas concessionárias de ônibus da cidade em 2023.
O número significa uma alta de 21% em relação as 252.972 multas aplicadas nessas mesmas empresas no ano de 2022.
Essas 307 mil multas renderam um total de R$ 67,8 milhões a SPTrans no ano passado, contra R$ 46,7 milhões no ano anterior.
Crescimento do número de passageiros
O número de passageiros transportados pelas empresas de ônibus da capital paulista também teve um leve crescimento de 1,46 % em 2023, segundo o relatório da SPTrans.
O total de pessoas que usaram o sistema de ônibus da cidade cresceu de 2,05 bilhões de pessoas para 2,08 bilhões. Acréscimo de 30 milhões de embarques em 12 meses.
Já a média de passageiros transportados por dia útil saltou de 6,874 milhões de passageiros diários para 7,028 milhões de usuários. Alta de 2,25%.
Apesar do leve aumento, o número de usuários transportados em 2023 foi 19% menor do que no ano de 2019, antes da pandemia da Covid-19.