20 de setembro de 2024

Redemoinho gigante impressiona em fazenda de Goiás; vídeo

Ventos de poeira alaranjada escura formaram um espiral em uma plantação de cana. Fenômeno é comum quando o clima está bastante quente e seco. Redemoinho gigante é formado em plantação de cana
Um redemoinho gigante na plantação de cana de uma fazenda impressionou os moradores de Vicentinópolis, no sul do estado. Um vídeo mostra o momento em que a coluna gigante de poeira se move de um lado para o outro (veja acima).
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
O fenômeno aconteceu na quarta-feira (28). Segundo Antônio Carlos, telespectador da TV Anhanguera que enviou o vídeo, o redemoinho, que foi gravado por câmeras de segurança da fazenda, durou poucos minutos.
LEIA TAMBÉM:
Redemoinho de 30 metros de altura impressiona motoristas em Goiás; vídeo
Produtor rural é ‘engolido’ por redemoinho enquanto filmava fenômeno em Goiás; vídeo
Redemoinho de poeira em forma de ‘funil’ impressiona moradores de Porangatu
Redemoinho em plantação de cana em Vicentinópolis
Reprodução/TV Anhanguera
Os ventos de poeira alaranjada escura estavam acontecendo de forma espiral e “passeando” na plantação. O fenômeno é comum durante a época de estiagem, ou seja, entre os meses de agosto e setembro quando o clima está bastante quente e seco, favorecendo assim a formação das correntes de vento.
Redemoinhos
O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim explica que os ventos dos redemoinhos podem chegar de 70 km a 80 km/h. Eles ocorrem quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente acima do ponto que está muito aquecido. Esse vento tende a ganhar velocidade, girar e empurrar o “turbilhão de poeira”.
“Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura sendo a sua duração de poucos segundo ou minutos”, destaca o meteorologista.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias