10 de novembro de 2024

Redemoinhos de fogo e de poeira assustam moradores em Goiás; vídeo

Vídeo mostra funil em chamas em plantação e outro de poeira no meio da cidade. Câmeras de segurança também registraram o fenômeno se aproximando das casas. Redemoinhos de fogo e de poeira assustam moradores em Goiás
Redemoinhos de fogo e poeira assustaram moradores de Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Um vídeo mostra o funil em chamas no meio de uma plantação e o outro de poeira no meio da cidade. Câmeras de segurança também registraram o fenômeno se aproximando das casas (assista acima).
“A gente assustou, pensei que uma carreta tinha tombado. Já vi redemoinho, mas ele passa, isso aí foi fora do comum”, relatou o pedreiro Claudinei Cardoso.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Os vídeos foram feitos por moradores e motoristas que presenciaram os fenômenos. Os redemoinhos assustaram a população, que contou que a força do vento conseguiu levantar as telhas das casas. Segundo o climatologista Gilmar Oliveira, os funis podem chegar a 100km/h e 100 metros de altura.
LEIA TAMBÉM:
ASSISTA: Redemoinho gigante impressiona em fazenda de Goiás
Produtor rural é ‘engolido’ por redemoinho enquanto filmava fenômeno em Goiás
Redemoinho de 30 metros de altura impressiona motoristas em Goiás
Redemoinhos de fogo e de poeira assustam moradores de Rio Verde, em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Redemoinhos
Oliveira explica que os redemoinhos ocorrem quando o ar quente da superfície, acima de 30ºC, sobe para a atmosfera e se encontra com uma camada de ar gelado, com temperaturas abaixo de zero.
“Ele é um vento em espiral que se forma em uma área onde está muito quente e, geralmente, uma área descampada onde tem solo exposto ou tem até palhada. Essa condição de solo exposto e palhada faz aquele redemoinho ficar muito visível”, explicou climatologista à TV Anhanguera.
Nos casos de redemoinhos de fogo, o tenente Helton Alves, do Corpo de Bombeiros, destacou que a população deve se afastar. “Ele pode jogar fagulhas de incêndio em outras áreas e gerar um novo foco de incêndio. Se a pessoa não estiver envolvida no combate, deve se afastar”, recomendou.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias