Anúncio foi feito nesta quarta-feira (27), mas não detalhou quais cidades serão contempladas ou quantas doses vão receber. O Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, visto através de microscópio eletrônico
AP Photo/Felipe Dana
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (27) que municípios da região metropolitana de Campinas (SP) vão receber unidades da vacina contra a dengue. A medida será possível por meio de um remanejamento dos imunizantes dentro do estado de São Paulo.
A pasta não detalhou a quantidade ou quais cidades serão contempladas, mas afirma que o remanejamento será realizado pelos próprios estados dentro de uma lista. A expectativa é de que a distribuição comece na próxima semana, a depender de questões logísticas.
Questionada sobre o assunto, a Secretaria de Estado da Saúde respondeu que aguarda um documento técnico do Ministério da Saúde com todos os detalhes desse remanejamento de doses para, depois, definir o esquema logístico.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Campinas
A Secretaria de Saúde de Campinas informou que as doses serão direcionadas para crianças de 10 a 14 anos. Disse ainda que “aguarda envio de nota técnica do Ministério da Saúde para saber quantas doses a cidade receberá e a partir de qual momento elas ficam disponíveis para aplicação”.
A cidade decretou situação de emergência pública em saúde, por conta da dengue, em 7 de março. Desde 1º de janeiro, já registrou 30.864 casos e quatro mortes. Projeções indicam que o município deve registrar o pico da epidemia no mês de abril, ressaltou a pasta.
Ampliação da vacinação contra a dengue
Reprodução/Ministério da Saúde
Distribuição de doses
Na primeira etapa de distribuição, 521 cidades foram selecionadas para aplicar o imunizante, de 16 estados e o Distrito Federal. Na ocasião, o ministério determinou que fossem incluídas as cidades com mais de 100 mil habitantes e os munícipios vizinhos com casos de dengue tipo 2.
Apesar da alta de casos, a região de Campinas não foi contemplada e o prefeito Dário Saadi (Republicanos) chegou a pedir à pasta que a metrópole fosse levada em consideração nas próximas distribuições. Em São Paulo, apenas a região do Alto Tietê recebeu doses do imunizante.
Doses enviadas aos estados e DF
Reprodução/Ministério da Saúde
Mais de 2 milhões de casos
O país já registrou mais de 2 milhões de casos de dengue em 2024, o maior número registrado em toda a série histórica, que é feita desde 2000. O recorde anterior da doença havia sido batido em 2015, quando foram contabilizados 1.688.688 casos.
Segundo o Painel de Arboviroses, atualizado nesta terça-feira (26), o país tem 2.321.050 casos (considerando prováveis e confirmados) de dengue e 831 mortes confirmadas pela doença até a semana 12.
Em fevereiro, a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que a estimativa da pasta é a de que o país registre, neste ano, 4,2 milhões de casos.
Como saber se você está com dengue e se é grave
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.