23 de setembro de 2024

Região de Sorocaba registra aumento de denúncias sobre condições irregulares de trabalho

Para reverter o cenário, órgãos e autoridades ligados ao assunto se reuniram para definir ações que possam melhorar as estatísticas. Denúncias de riscos em ambiente de trabalho cresceram mais de 70% na região de Sorocaba
Números do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) denunciam uma situação preocupante: sete trabalhadores morreram em acidente de trabalho, em 2023, na região de Sorocaba (SP).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com chefe de fiscalização do MTE, Ubiratan Vieira, condições precárias de trabalho – como local e maquinários -, treinamento inadequado e atitudes inseguras são alguns dos fatores que contribuem para o cenário de mortes trabalhistas.
“Os principais fatores que levam a morte no trabalho é o fato da maior parte das vítimas não terem um treinamento adequado quando são contratados”, comenta.
Conforme o MTE, as denúncias de condições precárias aumentaram 70% em 2023, em relação ao ano anterior. Para reverter o cenário, órgãos e autoridades ligados ao assunto se reuniram para definir ações que possam melhorar as estatísticas.
Uma das medidas é intensificar a fiscalização. Por isso, os sindicatos, em parceria com o MTE, têm feito ações em obras e locais de trabalho.
Região de Sorocaba registra aumento de denúncias sobre condições irregulares de trabalho
TV TEM/Reprodução
Em uma obra de Sorocaba, todos os funcionários são orientados sobre questões de segurança para diminuir o risco de acidentes durante o expediente.
“Nós começamos com o trabalho diário, de conversas sobre segurança com os colaboradores, onde reforçamos a rotina e ações sazonais. Após, fornecemos todos os equipamentos necessários para uma execução segura do trabalho”, explica Fabrício D’Stefano Munhoz, gerente de segurança do trabalho e qualidade no local.
De acordo com o diretor do Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em Sorocaba, reforçar a segurança auxilia na adequação e melhorias do sistema de trabalho. “Ferramentas e normas são indispensáveis, para que o trabalhador fique mais atento e não aconteçam ocorrências”.
Como denunciar
Denúncias trabalhistas, incluindo condições análogas à escravidão e trabalho e infantil, podem ser registradas por meio do GOV.BR, de forma on-line e sigilosa.
Em Sorocaba, denúncias de trabalho infantil irregular podem ser feitas ao Conselho Tutelar, pelo telefone 125, ou à Regional do Ministério do Trabalho de Sorocaba, pelo número (15) 3218-2547.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: Assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias