25 de dezembro de 2024

Região mais violenta do interior de SP, Vale do Paraíba tem queda nos índices de criminalidade, afirma SSP


Número de assassinatos caiu 8,9% neste ano na região. Estupros, roubos e furtos também tiveram quedas, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (31). Vale segue sendo a região com mais assassinatos no interior paulista em 2024
Maria Romero/g1
O Vale do Paraíba registrou queda no número de mortes violentas nos primeiros nove meses deste ano — é o que apontam os dados divulgados nesta quinta-feira (31) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo o levantamento, foram 235 assassinatos registrados entre janeiro e setembro deste ano na região. O número representa uma queda de 8,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando 258 pessoas foram assassinadas na região.
O número de assassinatos leva em consideração o número de vítimas em homicídios dolosos — aqueles onde há a intenção de matar — e as vítimas de latrocínios, que são os roubos seguidos de morte.
Na média, o Vale do Paraíba contabilizou uma morte violenta a cada 28 horas neste ano. Apesar da queda, a região segue sendo a que mais teve homicídios neste ano entre as regiões do interior paulista.
De acordo com a SSP, o Vale encabeça a lista com 235 assassinatos. Em segundo lugar no interior aparece a região de Ribeirão Preto, com 174 — 61 casos a menos do que o Vale (veja a lista abaixo).
Vale do Paraíba: 235
Ribeirão Preto: 174
Piracicaba: 166
Campinas: 155
Sorocaba: 155
Santos: 115
Bauru: 86
São José do Rio Preto: 82
Araçatuba: 62
Presidente Prudente: 58
Vale reforçar que esses dados são números absolutos de vítimas, divulgados todos os meses pela Secretaria de Segurança Pública, sem levar em conta o tamanho da população de cada município. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes só é divulgada anualmente, com os dados do ano anterior.
Outras quedas
Os dados divulgados pela SSP nesta quinta-feira ainda mostram que a região teve reduções em outros tipos de ocorrência, como estupros, roubos e furtos de veículos e roubos e furtos em geral.
O número de estupros teve uma leve redução de 0,81% na comparação com o ano passado. De janeiro a setembro deste ano foram 614 casos registrados na região contra 619 no mesmo período do ano passado.
Já o número de roubos caiu 13,4% na região neste ano, passando de 3.285 no ano passado para 2.843 até setembro deste ano. O número de roubos de veículos também caiu: foi de 479 para 386, representando baixa de 19,4%.
Além dos roubos de veículos, os furtos de veículos também tiveram uma queda significativa na região neste ano: -29,1%. Isso porque, segundo a SSP, o número de casos entre os dois anos passou de 2.177 para 1.543.
Os furtos em geral tiveram redução de 6,77%, passando de 17.049 casos entre janeiro e setembro do ano passado para 15.894 casos neste ano.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias