5% das vagas são destinadas a pessoas com deficiência. Inscrições podem ser realizadas entre os dias 22 de abril e 21 de maio no site do Detran. ‘CNH social’ dará a chance de 5 mil pessoas de baixa renda tirarem carteira de motorista gratuitamente
Reprodução
O programa CNH Social 2024, que disponibiliza gratuitamente carteiras de habilitação para pessoas de baixa renda, do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), publicou nesta quinta-feira (18), a portaria que instrui e normatiza cinco mil vagas, nas modalidades: urbana, rural e estudantil, sendo 5% delas destinadas a pessoas com deficiência.
LEIA MAIS
Com quase 30 mil inscritos, lista de selecionados no Programa CNH Social deve sair em 60 dias
CNH Social: Resultado final de selecionados no programa é publicado no Diário Oficial
CNH Social: 1º dia de cadastro tem quase 600 atendimentos no Acre
Segundo Taynara Martins, presidente do Detran/AC, as vagas serão destinadas para pessoas de baixa renda dos 22 municípios do Acre. “As pessoas têm um vasto período de inscrição. Há critérios de desempate, o primeiro é quem for de mais baixa renda. Na CNH estudantil, por exemplo, são levados em consideração alguns critérios; na CNH urbana, outros e, na CNH rural, principalmente, as pessoas só conseguem se inscrever e serem selecionados se forem da zona rural”, explica.
Inscrições
Os interessados em participar da seleção, devem fazer a inscrição entre os dias 22 de abril e 21 de maio no site do Detran (www.detran.ac.gov.br)
No momento da inscrição, o candidato poderá concorrer a apenas uma categoria, que são: habilitação gratuita nas categorias A ou B, ou ainda adição de categorias A ou B, além da possibilidade de mudança da categoria B para D, opção em que o número da CNH, válida, deve ser informado no momento da inscrição.
Os interessados devem ainda estar inscritos no CadÚnico e ativos há, pelo menos, quatro meses; ter idade igual ou superior a 18 anos; e saber ler e escrever.
Taynara também diz que as carteiras de motoristas podem ajudar na geração de emprego. “São 5 mil vagas destinadas para a adição, primeira habilitação, categoria A e B e adição de categoria, podendo ser categoria B, podendo ser categoria D. O que traz aí cidadania, possibilidade de geração de emprego também para as pessoas que forem contempladas”, esclarece a presidente.
Vídeos: g1
d