8 de janeiro de 2025

Religiosidade é mantida na 76ª edição do Corpus Christi de Matão

Além dos tapetes foram produzidos 17 quadros nas esquinas de cada bloco
Crédito: Divulgação
Desde o raiar das primeiras luzes do dia (30/06) centenas de crianças, jovens, adultos e idosos, famílias inteiras, comunidades, visitantes de outras localidades, reuniram-se a propósito de único objetivo: demonstrar a fé na “Eucaristia”, por meio da participação voluntária na produção dos tapetes para a Festa de Corpus Christi, desde 2024.
Com base no tema “Eucaristia Sustento para a Vida Sacramental”, os cristãos vivenciaram e retrataram na forma de desenhos com dolomitas os sete sacramentos: o Batismo, a Eucaristia, a Crisma, a Reconciliação, o Matrimônio, a Unção dos Enfermos e a Ordem.

Crédito: Divulgação
Conforme explicou o Pe Jorge João Aparecido Nahra – pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus – o tema desde ano surgiu em sintonia com o lançamento do Diretório dos Sacramentos da Diocese de São Carlos, órgão vinculado a Comunidade Católica, em comum acordo entre todos os padres durante as reuniões da Forania Católica de Matão.

Crédito: Divulgação
Na avaliação do prefeito Cido Ferrari a Festa de Corpus Christi deste ano registrou um comportamento pacífico e tranquilo, entre as pessoas, o que demonstra o respeito e a valorização que as pessoas têm com esse evento tão importante para o município.
“Parabenizamos e agradecemos a todos, matonenses e visitantes, pela beleza da festa realizada. O sucesso é resultado de muito trabalho e esforço de diversos servidores municipais, que estiveram na linha de frente do atendimento, da segurança e da saúde, garantindo mais um grande evento de Corpus Christi”, observou o prefeito Cido Ferrari, que também ressaltou o intenso trabalho de divulgação da imprensa local, regional e nacional, fator que explica o aumento do público visitante.

Crédito: Divulgação
Trajeto da Procissão
O percurso da procissão teve início em frente à Igreja Matriz, na Rua José Bonifácio, seguiu pela Avenida 28 de Agosto, Rua Rui Barbosa, Avenida 15 de Novembro, Rua Prudente de Moraes, Avenida 7 de Setembro e, novamente, pela Rua Rui Barbosa, Avenida Siqueira Campos e Rua José Bonifácio, retornando ao ponto de partida, na Igreja Matriz. Além dos tapetes foram produzidos 17 quadros nas esquinas de cada bloco.
Grupos responsáveis pelas pinturas
‘Artistas na Rua, Legião de Maria e Escola CEM/E.E.Profº Henrique Morato (Rua José Bonifácio, em frente a Igreja Matriz)
Comunidade da Paróquia Santo Expedito (Av. 28 de Agosto)
Comunidade da Paróquia São José (parte 1 Rua Rui Barbosa)
Comunidade da Paróquia Sta Rosa (parte 1 da Av. 15 de Novembro)
Comunidade da Paróquia N. S. Aparecida (parte 2 da Av. 15 de Novembro)
Comunidade da Paróquia Sta. Cruz (Rua Prudente de Moraes)
Comunidade Senhor Bom Jesus (parte 1 Av. Sete de Setembro)
Comunidade da Paróquia São Sebastião (parte 2 Av. Sete de Setembro)
‘O Terço dos Homens’ (parte 2 Rua Rui Barbosa)
Comunidade da Paróquia Divino Espírito Santo (Av. Siqueira Campos)

Crédito: Divulgação
Assim, de maneira marcante e simbólica, as belíssimas pinturas dos tapetes coloridos de dolomitas foram tradicionalmente ‘desmanchadas’ pelos milhares de passos durante a procissão, ocorrida após a missa campal.
Ainda, de acordo com o Pe Jorge, para os devotos católicos de Matão, o Corpus Christi representa a festa da manifestação pública da fé na ‘Eucaristia’. O pároco lembrou ainda que foi a partir de 1948 que o município de Matão, através da Paróquia Senhor Bom Jesus começou a enfeitar as ruas para o Senhor Jesus passar na Festa de Corpus Christi e desde então essa manifestação religiosa, que utiliza a arte para dar formas a fé, vem crescendo a cada ano, até chegar na sua edição de número 76, com volumoso envolvimento popular.
No início, a ornamentação das ruas contou com o apoio e auxílio das famílias residentes nos quarteirões centrais por onde passava a procissão, bem como envolvia a todos no trabalho voluntário dos tapetes.
Com o passar do tempo, a Prefeitura Municipal começou a dar sua contribuição, e no lugar das famílias, as comunidades paroquiais foram assumindo os enfeites dos quarteirões. Houve a partir desse momento a união dos aspectos artístico, cultural, turístico e até econômico, o que naturalmente passou a atrair milhares de visitantes.

Crédito: Divulgação
Ainda que tenham ocorrido diversas transformações ao longo dos anos, a Festa de Corpus Christi mantêm a cada edição a tradição sobre a manifestação religiosa, que tem como centro a ‘Eucaristia’, ou seja, a pessoa de Jesus Cristo, enquanto figura central e protagonista. Várias celebrações com a presença expressiva dos fiéis ocorreram durante todo o dia, na Matriz do Senhor Bom Jesus: 7h00, 9h00, 11h00 e 16h.
De acordo com o secretário de Administração e Finanças, Willian Di Gaetano Bassi, o balanço sobre os resultados do Corpus Christi deste ano é excelente! Conforme o esperado, aproximadamente 50 mil pessoas, de maneira volante, entre matonenses e visitantes de outros municípios, participaram dos eventos da Festa.
“Muitos vieram aos shows do dia 29/05, outros preferiram acordar de madrugada para pintarem as ruas e participarem das missas, inúmeras pessoas aproveitaram a programação cultural durante o dia, novos visitantes chegaram à tarde, de modo que, tivemos um público diverso no Corpus Christi deste ano, sem nenhuma ocorrência grave, em termos de segurança pública”, avaliou o secretário.
Sobre a Festa de Corpus Crhisti confira informações na página oficial da Prefeitura de Matão www.matao.sp.gov.br ou através das redes sociais no Instagram e Facebook.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Casa da Cultura de Matão 3382-6640.

Mais Notícias