6 de novembro de 2024

Represa entre Paraibuna e Natividade da Serra recebe quatro balsas reformadas


As embarcações foram reformadas e modernizadas pelo Governo de São Paulo, que realizou a entrega durante um evento nesta terça-feira (6). Represa entre Paraibuna e Natividade da Serra recebe quatro balsas reformadas
Juliana Sever/TV Vanguarda
A represa de Paraibuna (SP), que fica entre a cidade e Natividade da Serra (SP), recebeu, nesta terça-feira (5), quatro balsas reformadas e modernizadas que vão reforçar a operação de travessia.
A entrega foi realizada pelo Governo de São Paulo, que administra a travessia de balsa da Usina Hidrelétrica do Reservatório de Paraibuna – entenda melhor o que é a represa abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O evento de entrega das balsas contou com a participação do subsecretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Denis Gerage Amorim, e o diretor técnico do Departamento Hidroviário (DH), Agnaldo Gonçalves de Almeida Jr.
De acordo com o governo, o investimento para manter as quatro balsas será de R$ 6,6 milhões por ano. Serão destinadas duas embarcações para a cidade de Paraibuna e duas para Natividade da Serra.
uma balsa com capacidade para 50 pedestres e cinco veículos será usada para a travessia do Porto Varginha, em Paraibuna;
uma balsa com capacidade para 50 pedestres e seis veículos será usada para a travessia do Porto Paraitinga, em Paraibuna;
uma balsa com capacidade para 50 pedestres e cinco veículos será usada para a travessia do Porto de Natividade da Serra;
uma balsa com capacidade para 50 pedestres e nove veículos será usada para a travessia do Porto de Natividade da Serra.
“As travessias da UHRP abrangem importantes trechos da região. No Porto de Natividade da Serra, as embarcações interligam o Centro do município aos bairros de Pouso Alto e Bairro Alto, além de haver conexão entre esses bairros”, explicou o governo.
“Já no Porto Paraitinga, os trechos incluem a ligação entre os bairros Capim D’Angola e Ribeirão Branco. No Porto Varginha, entre os bairros do Comércio (Paraibuna) e de Varginha (Natividade da Serra).”
Ainda segundo a gestão estadual, as balsas incluem rebocador para transporte fluvial de pedestres e veículos de carga e passeio, além de serem consideradas mais seguras.
Represa entre Paraibuna e Natividade da Serra recebe quatro balsas reformadas
Juliana Sever/TV Vanguarda
Balsa e represa de Paraibuna
A travessia de balsa da represa de Paraibuna existe desde a década de 1970, quando aconteceu o represamento dos rios Paraibuna e Paraitinga, além dos afluentes – rios Lourenço Velho e do Peixe.
De acordo com a Prefeitura de Paraibuna, a represa tem como principal objetivo regular a vazão do rio Paraíba do Sul, que fornece de água para a região do Vale do Paraíba e até para cidades do Rio de Janeiro.
Administrada pelo Governo de São Paulo, a represa é usada também para gerar energia para a Usina Hidrelétrica de Paraibuna.
Por conta da represa, a construção da travessia de balsa foi necessária para amenizar a situação de moradores de bairros de Paraibuna e de Natividade da Serra que ficaram isolados.
Balsa da represa de Paraibuna
Divulgação/Prefeitura de Paraibuna
Diversos moradores das duas cidades dependem da balsa para se deslocarem. Em 2023, foram transportados mais de 142 mil usuários no sistema, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP (Semil).
As balsas da represa de Paraibuna operam de forma gratuita, 24 horas por dia, com saídas programadas a cada hora.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias