1 de outubro de 2024

Represas em Iracemápolis operam com 40% da capacidade de abastecimento, mas não há risco de racionamento, aponta DAE

Nível atual é suficiente para garantir abastecimento pelo próximos meses, mesmo com a queda nos reservatórios. Crise hídrica: represas de Iracemápolies estão com 40% da capacidade suficiente
As represas responsáveis por abastecer Iracemápolis (SP) estão funcionando com 40% do volume de água em setembro, de acordo com informações oficiais da cidade. O Departamento de Água e Esgoto (DAE) afirma que, até o momento, não há risco de necessidade de racionamento ou rodízio para a população. A cidade passou por restrição no ano de 2022 e moradores temem retorno de cenário.
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
Iracemápolis é abastecida por três represas: municipal, Iracema e Boa Vista. O diretor de Meio Ambiente e Agricultura da cidade, Rodrigo Valdanha, explica que a pasta está monitorando de perto a situação do abastecimento de água e confirma que não há planos de racionamento.
Segundo o DAE, apesar da falta de chuva a capacidade de captação está boa, devido ao trabalho de limpeza e desassoreamento feito nas nascentes.
Represas em Iracemápolis operam com 40% da capacidade de abastecimento de água
Edijan Del Santo/EPTV
Racionamento de água
A cidade passou por racionamento de água durante todo o ano de 2022, até o começo de 2023, e os moradores temem que a situação volte a se repetir.
A moradora e aposentada Madalena Rodrigues contou à EPTV as dificuldades do período que passaram sem água.
“Foi muito difícil, porque a gente tinha que economizar muita água em casa. Tinha que pegar a água que lavava roupa no tanquinho pra poder tirar o pó”, lembra a aposentada.
Mesmo com baixa nos níveis, Iracemápolis funciona com 40% da capacidade do abastecimento de água e não sofre risco de racionamento ou rodízio
Edijan Del Santo/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias