Miguel Magalhães, diretor do escritório do Brasil em Taipé, disse em entrevista à GloboNews que são 7,5 mil brasileiros no país. Diretor do escritório do Brasil em Taiwan fala sobre terremoto: ‘De meter medo’
Não há relato de brasileiros feridos no terremoto de magnitude 7,4 que deixou nove mortos e mais de 946 feridos em Taiwan, na manhã desta quarta-feira (3), pelo horário local. Alertas de risco de tsunami chegaram a ser emitidos para o Japão e para as Filipinas.
Em entrevista à GloboNews, o diretor do escritório do Brasil em Taipé, Miguel Magalhães, falou sobre a situação de cidadãos brasileiros no país atingido pelo tremor. Segundo ele, são mais de 7 mil brasileiros vivendo no país.
“São cerca de 7,5 mil brasileiro em Taiwan e, felizmente, não há registro de vitimas nesse terremoto, o que nos deixa muito contente”, diz Miguel Magalhães.
Ele conta que existe um grupo de WhasApp por onde os brasileiros se comunicam. ““Nós temos contato com a comunidade brasileira por diversos meios. Temos grupos de WhatsApp e temos um conselho de cidadãos brasileiros que se reúne periodicamente e que nos mantém informados sobre o que está acontecendo na comunidade”.
Magalhães explica que o país faz parte de uma zona sísmica muito ativa, com milhares de tremores todos os anos, a maioria imperceptível
“O país, como outros que têm problemas dessa natureza, enfrentam dificuldades. Basicamente, a cada mês, a cada semestre, nós temos um exercício com o público. É um exercício da ilha inteira. As pessoas procuram abrigo, procuram manter-se informadas, e isso é feito regularmente nas escolas e no público em geral. Uma vez por ano, Taipei para, Taiwan para por causa desse exercício”, conta.
O brasileiro conta que esse é o terremoto mais forte que ele já presenciou. “É um dia complicado. O terremoto foi muito violento. Já passei por vários terremotos nessa carreira de diplomata, mas igual a esse eu nunca tinha visto. É de meter medo, realmente”.
O que se sabe até agora:
Esse é o terremoto mais forte registrado em Taiwan nos últimos 25 anos.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, um tremor de magnitude 7,7 foi registrado na costa leste de Taiwan.
Pelo menos 26 edifícios desabaram, sendo mais da metade na cidade de Hualien.
As autoridades afirmaram que 77 pessoas ficaram presas entre escombros de imóveis danificados pelo terremoto.
Outras 50 pessoas, a maioria turistas, que estavam em quatro microônibus, estão desaparecidas.
Em Taipei, parte da cidade ficou sem energia. Um vídeo mostra passageiros assustados dentro de um vagão do metrô.
Após o tremor, alertas para risco de tsunami foram emitidos para ilhas do Japão e das Filipinas e cancelados cerca de três horas depois.
O terremoto também foi sentido em cidades da costa da China, incluindo Xangai.
Inicialmente, a Agência Meteorológica do Japão havia registrado uma magnitude de 7,7 no tremor de Taiwan, mas, depois, revisou os dados e diminuiu a magnitude para 7,5. Já a Agência de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que monitora terremotos pelo mundo, afirmou que a magnitude do tremor foi de 7,4.
Mapa mostra epicentro do terremoto que atingiu Taiwan e o leste da Ásia
Editoria de Arte/g1
LEIA MAIS:
ÁREA MONTANHOSA E ESTRADAS INOPERANTES: Como as equipes de resgate tentam socorrer vítimas e desaparecidos
VÍDEO: Vagão de metrô balança durante terremoto em Taiwan
‘ME DEIXOU COM O CORPO TREMENDO’: Brasileiro em Taiwan relata como foi o tremor