Vitórias no Arizona e na Califórnia deram aos republicanos os 218 assentos necessários para controlar a casa. O partido já havia conquistado o controle do Senado. Donald Trump, 47º presidente dos Estados Unidos.
Reuters via BBC
O Partido Republicano assegurou, nesta quarta-feira (13), cadeiras suficientes para ser maioria na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, durante o novo governo do presidente eleito Donald Trump.
Vitórias no Arizona e na Califórnia deram aos republicanos os 218 assentos necessários para controlar a casa. O partido já havia conquistado o controle do Senado.
Os democratas seguem com 208 vagas, e outras 9 ainda estão em disputa.
O resultado garante que o Congresso estará alinhado com a agenda de Trump e os republicanos estarão prontos para implementar promessas feitas durante a corrida à Casa Branca pelo presidente eleito. Essa configuração vai durar ao menos dois anos.
Trump prometeu realizar deportações em massa de imigrantes em situação ilegal, implementar tarifas contra produtos importados – sobretudo da China – , punir os seus adversários políticos e remodelar a economia.
Quando Trump foi eleito presidente em 2016, os republicanos também varreram o Congresso, mas ele ainda encontrou dificuldades com líderes de seu partido resistentes às suas ideias políticas.
O presidente eleito terá ainda uma Suprema Corte de maioria conservadora: seis dos nove juízes fazem parte dessa ala, dos quais três foram nomeados por Trump no primeiro mandato.