Cadela desapareceu na terça-feira (30) e família encontrou o animal dentro do poço, na tarde de quarta-feira (1º), dentro da propriedade rural, em Piedade. Para chegar até o animal, os bombeiros usaram uma retroescavadeira, cabos de aço e precisaram entrar no poço. Kiara e a tutora Maria José da Silva
Arquivo Pessoal
A tutora de Kiara, a cadela que foi encontrada dentro de um reservatório após ser dada como desaparecida em Piedade (SP), pensou que ela havia sido furtada.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
“Ela é fácil, ela entra em porta aberta de carro, porque é acostumada, já que a gente carrega ela. Eu entrei em desespero, porque imagina, ela é muito querida da gente, não só ela, temos uma outra [cadela] aqui também, e as duas fazem parte também das nossas vidas”, conta Maria José da Silva, de 78 anos, tutora de Kiara.
“O que nos restou? Pedir a Deus que tivesse misericórdia, se alguém tivesse levado, que Deus tocasse no coração que cuidasse muito bem dela. E que Deus também tocasse no coração que pusesse ela de volta pra gente, porque a gente a ama demais”, completa.
Resgate de cadela dentro de poço mobiliza bombeiros e moradores na zona rural de Piedade
A “operação resgate”, que mobilizou equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e moradores da zona rural da cidade, comenou no início da tarde de terça-feira (30), quando Maria José notou que a cadela havia sumido.
A família mora em uma chácara no bairro dos Buenos, em Piedade. Segundo a filha de Maria, Miriam de Almeida, a mãe comunicou o desaparecimento de Kiara por volta das 17h de terça-feira e divulgou fotos do animal nas redes sociais.
“Como minha mãe mora em chácara, a cachorra vive solta e ela achou que a Kiara tinha saído dar uma volta, mas estranhou a demora para voltar. Chamava, e ela não aparecia. E aí começou a divulgar acreditando que a cachorra tivesse se perdido,” relata Miriam.
Sem notícias da cadela, Miriam decidiu ir visitar a mãe na quarta-feira e ajudar nas buscas. Até que, no mesmo dia, uma família foi até à chácara de Maria José e pediu para ver o poço que tem no local, pois, segundo eles, estavam construindo um sítio e pretendiam fazer um semelhante àquele.
“São dois poços na chácara, que estavam tampados. Mas como minha mãe se mudou pra lá há poucos dias, não sabíamos se estava funcionando. Ela nem tinha mexido nisso ainda. E aí quando a família se aproximou do poço, ouviu um chorinho vindo de lá. Era a Kiara”, relata.
Operação resgate
Miriam já estava na casa da mãe quando soube que havia um animal dentro do poço e pediu ajuda de vizinhos para descobrir como tiraria ele de lá.
“Tinham vários tubos de concreto dentro do poço, não era um simples resgate, pois precisávamos tirar os tubos para conseguir chegar nela sem machucá-la. E não tinha como tirar manualmente, pois são tubos super pesados”, conta.
A família acionou o Corpo de Bombeiros de Piedade, que foi até o local. Pediram também a ajuda de poceiros, para explicar tecnicamente o que poderia ser feito para garantir a segurança de Kiara durante o resgate.
Bombeiros usaram cordas e cabos para conseguir viabilizar resgate de cadela que caiu dentro de poço em Piedade (SP)
Arquivo Pessoal
O planejamento para retirar Kiara do poço começou por volta das 14h. “Começamos a planejar a retirada dos tubos, mas só com a força física era impossível. Nisso um rapaz que tinha uma retroescavadeira emprestou a máquina para ajudar,” explica Miriam.
O dia foi virando noite e Kiara ainda permanecia dentro do poço. Miriam conta que a mãe estava muito nervosa: “Elas são muito apegadas, a Kiara está com ela há uns sete anos. Ela estava com medo da cachorrinha se machucar durante o resgate.”
Após a retirada de 10 tubos de revestimento, feita com a ajuda da retroescavadeira e de cabo de aço do Corpo de Bombeiros, o resgate enfrentou um novo obstáculo: O cabo de aço se rompeu.
“Faltava retirar três tubos, mas já tinha anoitecido. Nessa parte do sítio ainda não tem energia elétrica. Usamos lanternas e celulares para iluminar. Muitos vizinhos vieram ajudar com lanternas. Mas estava ficando tarde e os bombeiros precisavam atender outros chamados,” relembra a filha.
Final feliz
Kiara ao lado de sua tutora, Maria José
Reprodução/Arquivo pessoal
Por volta das 22h, um dos bombeiros decidiu entrar no poço amarrado à uma corda para tentar retirar Kiara.
“Ela estava dentro de um buraco que acho que cavou para se proteger. Estava quietinha lá dentro. E aí o bombeiro desceu com a corda, o pessoal segurando para ajudar. Marretou o que deu dos tubos por dentro e conseguiu chegar nela.”
Vizinhos, bombeiros e família vibraram juntos no momento em que Kiara saiu de dentro do poço sem nenhum ferimento, lembra a tutora.
“Ela estava muito assustada, mas não tinha nenhum machucado, graças a Deus. Foi emocionante, porque eu já estava perdendo a esperança de conseguir resgatá-la, pensando que teria que deixar ela passar outra noite naquele lugar,” conta Miriam.
Moradores ajudaram no resgate de Kiara, que durou cerca de oito horas
Arquivo Pessoal
Para Miriam, a atuação dos três bombeiros foi essencial: “Foram oito horas de operação e os bombeiros foram verdadeiros heróis. Mesmo para muitos sendo só um animal, eles enxergaram como uma vida e não desistiram.”
Segundo Miriam, a família vai levou Kiara para passar por atendimento veterinário nesta quarta-feira. A cadela não teve nenhuma fratura, está comendo e bebendo água normalmente e foi colocado para dormir dentro de casa.
“Ela está bem. É uma cachorra muito dócil, mansa. É a companheira da minha mãe. Agora é redobrar os cuidados para não acontecer novamente.” completa.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM