7 de outubro de 2024

Resultados das eleições 2024: veja quem ganhou e quem disputa o segundo turno

Onze capitais elegeram seus prefeitos em 1º turno e quinze terão 2º turno nas Eleições 2024 para prefeito. Ricardo Nunes (MDB) fala após confirmação de 2º turno contra Boulos
O resultado das Eleições 2024 começou a ser divulgado às 17h deste domingo (6) pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Pelo app e site do g1, o eleitor pode acompanhar os números finais de votos em cada uma das mais de 5,5 mil cidades do Brasil, com atualização em tempo real.
Clique aqui para acessar o resultado na sua cidade
Resultados das eleições para prefeito nas capitais brasileiras
São Paulo: Ricardo Nunes (29,49%) e Guilherme Boulos (29%) disputam o segundo turno. Ricardo Nunes (MDB) se manteve na liderança durante todo o período de apuração. Marçal começou no segundo lugar, mas foi ultrapassado por Boulos.
Rio de janeiro: Eduardo Paes (PSD) foi reeleito com mais de 1,7 milhão de votos, o equivalente a 60,26% do total. Alexandre Ramagem ficou com 31,07% e Tarcísio Motta, 4,16%.
Recife: João Campos (PSB) foi reeleito. Nesta eleição, ele bateu um recorde na cidade: é a primeira vez que um prefeito eleito recebe mais de 600 mil votos.
Salvador: Bruno Reis, do partido União Brasil, foi reeleito prefeito de Salvador. O político vai comandar a capital baiana por mais quatro anos, com Ana Paula Matos (PDT) como vice.
Curitiba: Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) disputam o segundo turno.
Belo Horizonte: Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD) disputam o segundo turno.
Porto Alegre: Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) disputam o segundo turno.
Veja a lista com o resultado em todas as capitais
Os municípios com mais de 200 mil eleitores que elegeram prefeitos no 1º turno
Em 2024, 49 municípios definiram seus prefeitos no 1º turno da eleição, até a última atualização desta reportagem (veja a lista). A contagem considera apenas a amostra de 103 cidades que, pelas normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), poderiam ter tido 2º turno.
Como é feita a apuração de votos para prefeito nas eleições de 2024?
Assim como ocorre no caso das escolhas para os cargos de presidente da República, governador de estado e senador, a eleição para prefeito segue o sistema majoritário de votação. Ou seja, por este modelo, ganha a eleição quem receber o maior número de votos válidos (que são aqueles dados somente a candidatas e candidatos).
Em que cidades haverá segundo turno?
Quinze capitais brasileiras terão 2º turno nas Eleições 2024 para prefeito. Pela regra eleitoral, todas as capitais poderiam ter segundo turno porque possuem mais de 200 mil eleitores.
Veja aqui as cidades que terão segundo turno
Dos 103 municípios que, pelas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), poderiam levar a disputa para o 2º turno, 50 definiram seus prefeitos já neste domingo (6).
Até a última atualização desta reportagem, a situação de duas idades estava ainda indefinida: Camaçari (BA) e Vitória da Conquista (BA).
A próxima etapa das eleições municipais, com o segundo turno, acontecem no próximo dia 27 de outubro.

Quais foram os vereadores mais votados?
Pelo menos cinco candidatos a vereador de São Paulo e um do Rio de Janeiro tiveram mais de 100 mil votos nas eleições municipais deste domingo (6), até a última atualização desta reportagem. São eles:
Lucas Pavanato (PL) – SP
Carlos Bolsonaro (PL)
Ana Carolina Oliveira (Podemos) – SP
Dr. Murillo Lima (PP) – SP
Sargento Nantes (PP) – SP
Amanda Paschoal (PSOL) – SP
Rubinho Nunes (União Brasil) – SP
Luna Zarattini (PT) – SP
Veja os 20 vereadores mais bem votados em São Paulo em 2024.
Entenda como funciona o mapa de apuração do g1
O Mapa de Apuração permite ao usuário navegar por todas as cidades do Brasil – a novidade tem um mecanismo de filtros para consultar, por exemplo, quantas prefeituras cada partido conquistou e quantos vereadores cada um elegeu.
ACESSE AQUI O MAPA DE APURAÇÃO
Mapa de apuração do g1
g1

Mais Notícias