Consideradas como fortes símbolos de piedade popular, as fitas amarradas em frente ao portão são retiradas todos os anos para que sejam incineradas, em um ato de suplica aos céus por pedidos feitos. Fitas do Círio são cortadas para serem incineradas em tradição que ocorre em Belém
A retirada das tradicionais fitas do Círio de Nazaré ocorre neste sábado (29), a partir das 11h, em frente à Basílica Santuário de Nazaré, em Belém.
Para os devotos que vão ao local, amarrar uma fita no portão da igreja faz parte da visita. Por falar nelas, as fitas colorem as ruas durante a festa da Rainha da Amazônia, assim como os pulsos dos promesseiros que conduzem a Berlinda ao tocarem na corda ou os que acompanham a procissão durante a manhã do segundo domingo de outubro.
Fiéis colocam fitas em promessas e agradecimentos a Nossa Senhora de Nazaré próximo à Basílica em Belém.
Eduardo Quemel / g1
Consideradas como fortes símbolos de piedade popular, as fitas amarradas em frente ao portão são retiradas todos os anos para que a sejam incineradas. O padre barnabita Josué Bosco explicou a importância dessa devoção para o povo paraense.
“As Fitas de Devoção a Nossa Senhora de Nazaré são sinônimo de fé. Durante todo o ano, os fiéis devotos amarram suas fitinhas no gradil em frente à Basílica Santuário. Esse gesto é, para o fiel, um compromisso com Deus e Nossa Senhora, pois, a cada pedido feito, o devoto se compromete a viver os ensinamentos de Cristo”, detalhou.
Fitas são cortadas durante a cerimônia deste sábado (29).
Bárbara Matoso – Ascom Basílica Santuário de Nazaré
Em 2024, o momento da retirada contará com o auxilio dos integrantes da Guarda de Nazaré. Além disso, também haverá a recitação do Santo Rosário em intenção aos pedidos feitos durante o ato de amarrar as fitas.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Em unidade ao Papa e em consideração aos devotos católicos, os padres barnabitas realizam o rito da queima dos pedidos. O ato, de acordo com a Arquidiocese de Belém, simboliza o acolhimento de Deus a essas súplicas dos fiéis por meio das fitas.
“Esse carinhoso apelo que as fitinhas tem junto aos fiéis faz jus a uma cerimônia especial para a retirada que acontece periodicamente, dando oportunidade para outros fiéis também fazerem seus pedidos à Virgem, por meio das fitinhas. A retirada das fitas termina com o ritual de incineração dos pedidos, que simbolicamente se tornam fumaça e sobem aos céus”, completou o padre Josué.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.