Relembre abaixo os destaques da região que repercutiram nacionalmente. Homicídios, feminicídios, desentendimentos entre vizinhos e outros crimes chocaram o Espírito Santo ao longo de 2024
Reprodução
Homicídios, feminicídios, desentendimentos entre vizinhos e outros crimes chocaram o Espírito Santo ao longo de 2024, marcando o ano pela brutalidade e pelas consequências trágicas. O g1 preparou uma lista com os casos que mais repercutiram nacionalmente.
O ano também foi marcado por outros casos marcantes. Acidente durante aula de acroyoga, morte da paciente misteriosa Clarinha, invasão de formigas tanajuras em praia, roubo milionário em agência bancária… Relembre aqui esses outros fatos.
Confira abaixo:
Enfermeira grávida de oito meses é assassinada a tiros em Alfredo Chaves
Íris Rocha tinha 30 anos e foi encontrada morta em uma estrada na Região Serrana do Espírito Santo
Reprodução/Redes sociais
No dia 11 de janeiro, a enfermeira Íris Rocha, de 30 anos, que estava grávida de oito meses, foi morta a tiros em Alfredo Chaves, na Região Serrana do Espírito Santo. A polícia encontrou o corpo de Íris Rocha, às margens de uma estrada rural do município.
Segundo a polícia, a vítima tinha marcas de tiros no tórax e estava coberta de cal, às margens de uma estrada rural do município. A enfermeira só foi reconhecida pela família no dia 15 de janeiro.
A bebê também morreu, ainda no ventre da mãe. Íris também tinha um filho de 8 anos fruto de um relacionamento anterior.
Segundo a Polícia Civil, Irís havia registrado um Boletim de Ocorrência contra o ex- namorado, identificado como Cleilton Santana dos Santos, de 27 anos, pouco menos de três meses antes de ser encontrada morta. No documento, a enfermeira relatou ter sido agredida e pediu uma medida protetiva contra o ex.
No dia 18 de janeiro, Cleilton Santana foi preso suspeito de cometer o crime. Ainda segundo a polícia, o homem fingia ser policial militar e se apresentava como “soldado Santana” para as pessoas. Ele negou o crime.
Dona de apartamento aluga imóvel por aplicativo e encontra corpo após locatária deixar o local
Gilberto Ferraz de Sena Júnior, de 59 anos, foi morto em Vila Velha, no ES
Divulgação/PC
No dia 18 de fevereiro, a proprietário de um apartamento que alugado por meio de um aplicativo encontrou um corpo caído no chão do imóvel, localizado no bairro Jockey de Itaparica, em Vila Velha, na Grande Vitória. A mulher entrou no local para fazer o checkout, conferir se algum pertence havia sido esquecido e fazer a limpeza.
No dia 22 de mesmo mês, a Polícia Civil revelou que o homem encontrado morto era Gilberto Ferraz de Sena Júnior, de 59 anos. Segundo a corporação, ele teria pagado pelo encontro com um dos suspeitos, mas houve um desentendimento quanto ao valor do serviço. Ao todo, cinco pessoas estavam envolvidas no crime; duas delas foram presas.
Advogado é preso após matar vizinho em troca de tiros por causa de cachorro em Vitória
Vídeos mostram tiroteio entre advogado e aposentado em Vitória
No dia 20 de abril, o advogado Luis Hormindo França da Costa, de 33 anos, foi preso em Vitória, suspeito de matar o aposentado Manoel de Oliveira Pepino, de 73 anos. Os dois eram vizinhos e se desentenderam devido a um cachorro sem coleira.
A briga aconteceu na rua Aníbal Vieira Rabaioli, no bairro Mata da Praia, próximo a casa do aposentado. Câmeras de segurança registraram o tiroteio.
Manoel de Oliveira Pepino, de 73 anos, foi morto por um vizinho em Vitória. Espírito Santo.
Arquivo pessoal
Segundo a esposa da vítima, Marília Pepino, Manoel estava sentado com ela e o cachorro da família, na praça. O animal estava sem coleira e sem focinheira, por ser considerado dócil pelos seus tutores.
Uma discussão começou quando os cachorros se cheiraram, e o advogado disse que já tinha avisado sobre o animal estar solto.
Luis Hormindo chegou a ser preso em flagrante e teve a prisão preventiva decretada. No entanto, no dia 3 de maio, o advogado foi solto. Segundo a defesa de Luis, o delegado responsável pelo caso pediu arquivamento do inquérito por entender que o advogado agiu em legítima defesa.
Sobrinho mata professora, chama a polícia e é liberado; suspeito disse que jogou cloro no ouvido da vítima descordada
Joana Dalva do Nascimento, de 62 anos, foi morta dentro de casa em André Carloni, na Serra. Espírito Santo.
Reprodução/Redes sociais
No dia 4 de maio, a professora Jana Dalva do Nascimento, de 62 anos, morreu após ser empurrada pelo sobrinho, de 22 anos, cair e bater a cabeça na Serra, Grande Vitória. De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), o próprio sobrinho ligou para a polícia, disse que tinha cometido um crime e queria se entregar.
Na época, a polícia informou que os militares chegaram ao local e o suspeito disse que teria tido um surto. O jovem confessou que jogou cloro no ouvido da tia até ela não apresentar mais nenhum sinal vital.
O jovem, então, foi levado à Delegacia Regional da Serra, ouvido e liberado, já que a autoridade policial não identificou elementos suficientes para realizar a prisão em flagrante naquele momento.
Menina de 6 anos é espancada até a morte dentro de casa em Cariacica
Paloma Fernandes foi espancada até a morte dentro de casa em Cariacica, Espírito Santo
Acervo pessoal
No dia 18 de junho, uma menina foi espancada até a morte dentro da casa em que morava com a mãe em Cariacica, na Grande Vitória. O corpo de Paloma Fernandes, de 6 anos, foi encontrado ao lado da mãe Sônia Fernandes, de 46 anos, que estava gravemente ferida. Na época, policiais civis apontaram o pai, Oseas Marciel Soares, de 48 anos, como autor do crime.
O homem foi encontrado morto três dias depois em uma área de mata no bairro Novo Brasil, também em Cariacica.
Após 23 dias internada em um hospital de Vitória, a mãe da menina recebeu alta. O momento foi marcado por aplausos, após Sônia Fernandes receber o prognóstico de que tinha apenas 1% de chance de sobreviver.
Mulher é assassinada pelo ex na frente de bar em Aracruz
Ex mata mulher a tiros na frente de bar em Aracruz
No dia 21 de julho, uma mulher de 35 anos foi morta a tiros na frente de um bar na tarde de domingo (21) em Aracruz, no Norte do Espírito Santo (veja acima). Segundo a Polícia Militar, o ex namorado de Aline Ribeiro da Rosa, Felipe Silva de Almeida, de 28 anos, matou a mulher e confessou o crime.
Conforme o Boletim de Ocorrência (BO) da PM, Aline ligou para o 190 minutos antes de ser morta para relatar que estava sendo ameaçada pelo ex-esposo. Na ocasião, a mulher teria relatado que seu ex estava fazendo várias ameaças contra ela.
Felipe Silva de Almeida, de 28 anos matou a tiros a ex Aline Ribeiro da Rosa, de 35 anos na frente de bar em Aracruz, no Norte do Espírito Santo
Reprodução
No dia 22 de julho, Felipe Silva de Almeida, de 28 anos, compareceu à Delegacia de Linhares, também no Norte do estado, acompanhado de duas advogadas e foi preso.
Segundo a família, Aline conhecia o suspeito há cinco anos e o relacionamento do casal era conturbado. Felipe é pai de dois dos três filhos da mulher, de 2 e 4 anos.
Mãe e filho de 4 anos são mortos a marretadas em varanda de casa na Serra
Priscila dos Santos Ambrósio, de 34 anos, e Igor Gabriel de Ambrósio, de quatro anos foram encontrados mortos na varanda de casa na Serra, Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
A agiota Priscila dos Santos Deambrósio, de 36 anos, e o filho dela, Higor Gabriel Deambrósio, de 4 anos, foram encontrados mortos com marcas de violência no quintal de casa, no bairro Nova Carapina I, na cidade de Serra, no dia 15 de julho.
De acordo com as investigações, o casal Ricardo Elias Santana, de 45 anos, planejou o assassinato com a amante Iavelina Noemia de Oliveira, de 35, e usou uma marreta para assassinar mãe e filho. O motivo seria uma dívida de R$ 10 mil. Os dois foram presos no dia 19 de julho.
Marido corta cabelo e sobrancelha da mulher por ciúmes no ES e ainda pede para gravar a ação
Marido raspou cabelo e sobrancelha de companheira por ciúmes. Caso aconteceu no bairro Itapemirim, em Cariacica, Espírito Santo.
Reprodução
No dia 15 de agosto, um homem, de 28 anos, foi preso após agredir a esposa, de 33 anos, além de cortar e raspar o cabelo e a sobrancelha dela em Itapemirim, Cariacica, na Grande Vitória. O suspeito ainda pediu para que gravassem toda a ação. Segundo a vítima, o crime foi motivado por ciúmes.
Pastora é morta a tiros pelo sobrinho dentro de igreja no Sul do ES
Identificada como Marta Alves de Oliveira, a pastora foi assassinada a tiros pelo sobrinho dentro de uma igreja no Sul do Espírito Santo
Reprodução
No dia 13 de setembro, a pastora Marta Alves de Oliveira foi assassinada a tiros pelo próprio sobrinho em uma igreja no bairro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Espírito Santo. Segundo a Polícia Militar, testemunhas contaram que o homem invadiu o local onde a mulher estava e efetuou os disparos. O assassino, que não teve a identidade divulgada, foi preso horas após o crime.
Sogros de prefeito de Cachoeiro de Itapemirim são mortos a facadas
Cacilda Duarte e Luiz Duarte, sogros do prefeito de Cachoeiro, Vitor Coelho (PSB).
Arquivo pessoal
No dia 8 de outubro, Luiz Geraldo Duarte Ignez, de 80 anos, e Cacilda Vetoraci Duarte, de 77, foram mortos a facadas. Os dois eram pais da primeira-dama, Keila Coelho, e estavam em casa, que fica no mesmo espaço do hotel que os dois administravam, quando um homem e uma mulher entraram no local. Segundo a polícia, a dupla foi presa e o homem confessou o crime.
De acordo com a Polícia Militar, a dupla disse que entrou no hotel para roubar, e chegou a pegar alguns objetos, como uma televisão.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo