2 de janeiro de 2025

Retrospectiva: os embates mais marcantes no reino animal em 2024 em MT


Teve onça que atacou jacaré durante caçada, jacaré que lutou com sucuri, e até briga entre as mesmas espécies. Embates que marcaram o ano de 2024
Arquivo pessoal
🐊🐍🐆O ano de 2024 foi marcado por alguns embates no reino animal do Pantanal mato-grossense. Teve onça que atacou jacaré durante caçada, jacaré que lutou com sucuri, e até briga entre as mesmas espécies.
O g1 reuniu algumas lutas marcantes entre os animais que aconteceram neste ano. Veja abaixo:
Jacaré x sucuri
Jacaré e sucuri travam briga por mais de 2 horas em rio do Pantanal de MT
No Parque Estadual Encontro das Águas, um embate chamou a atenção de um grupo de turistas: um jacaré e uma sucuri travaram uma briga por mais de duas horas. O registro foi feito pelo guia de turismo Branco Arruda, que não conseguiu acompanhar a briga até o final e ver quem levou a melhor (assista acima).
“Quando encontramos eles [os animais] brigando, era por volta de 15h20. Fui embora às 17h30 e eles ainda estavam lutando. Não consegui ver o desfecho da briga”, relatou.
Segundo o biólogo especialista em serpentes, Henrique Abrahão Charles, essa cena não é incomum, já que os jacarés são predadores das sucuris, e o contrário também acontece quando o réptil é filhote.
Onça x onça
Gigantes do Pantanal: onças brigam durante caçada a jacaré em rio
🐆Já em Poconé, a 104 km da capital, duas onças-pintadas foram flagradas brigando por um jacaré durante a caçada. O registro foi feito em um passeio que leva turistas para ficarem próximos aos felinos livres na natureza (vídeo acima).
O piloto da embarcação contou que as duas onças são as fêmeas Marcela e Patrícia, muito conhecidas na região. Apesar do embate, tudo terminou bem no final.
Ousado x Jacaré
Vídeo: onça símbolo do pantanal ataca jacaré durante caçada em MT
Outro registro que marcou o ano foi o ataque de uma onça-pintada, batizada de Ousado e considerada símbolo do Pantanal, contra um jacaré, também no Parque Estadual Encontro das Águas. O registro foi feito pelos fotógrafos João Biagini e Roger Benedik, durante um passeio de barco na região (assista acima).
Ousado foi resgatado em setembro de 2020 com queimaduras de terceiro grau nas patas devido ao incêndio que atingiu a região à época. A onça macho recebeu um tratamento à base de células-tronco no Instituto Nex, em Corumbá de Goiás.
A recuperação do felino foi considerada satisfatória pelos pesquisadores e depois de um mês, ele foi solto na natureza.
Refúgio das onças
Bia, onça-pintada descoberta no Pantanal
Henrique Olsen
Dois dos embates aconteceram no Parque Estadual ‘Encontro das Águas’, localizado no encontro dos rios Cuiabá e Piquiri, na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço.
A reserva tem 108 mil hectares e é conhecida por deter a maior concentração de onças-pintadas do mundo. Os visitantes observam o animal de longe durante passeios de barco em rios do Pantanal.
O melhor período para observar a onça é entre julho e final de setembro, período da seca. Nesses meses as onças ficam mais próximas das margens dos rios em busca de água e caça, então, é mais fácil de deparar com o animal.

Mais Notícias