7 de janeiro de 2025

Réveillon Manaus 2025: Abafadores de som devem ser distribuídos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista


Evento promete dois dias de festa, na segunda (30) e terça-feira (31), para celebrar o encerramento deste ano e dar as boas-vindas ao novo ano. Queima de fogos no réveillon na Ponta Negra, em Manaus
Carolina Diniz/G1 AM
O Réveillon de Manaus, intitulado “Encontro da Nossa Gente”, acontece na segunda (30) e terça-feira (31), na Praia da Ponta Negra, na capital amazonense. A prefeitura informou que deve distribuir abafadores de som nos três palcos do evento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), para que tenham uma experiência mais confortável para este público durante a queima de fogos.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
A entrega dos abafadores será realizada nos espaços reservados para as Pessoas com Deficiência (PcD), nos palcos dos três pontos: na orla do Amarelinho, no bairro Educandos, Zona Sul; no parque Amazonino Mendes, na alameda Alphaville, nas zonas Norte e Leste; e na praia da Ponta Negra, Zona Oeste.
A entrega será feita mediante apresentação de laudo médico ou da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
LEIA TAMBÉM
Réveillon Manaus 2025: veja a programação completa dos dois dias de festa
Crianças vão poder participar do Réveillon na Ponta Negra 2025? Veja as regras
A iniciativa, segundo a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), surge como uma resposta à sensibilidade auditiva, característica comum entre pessoas com TEA, especialmente durante momentos de maior intensidade sonora. Apesar dos fogos do evento contarem com um tratamento acústico para minimizar impactos, a medida busca atender de forma ainda mais personalizada àqueles que podem sentir desconforto.
“Nosso objetivo é promover um ambiente inclusivo onde todos possam celebrar o Réveillon de forma segura e acolhedora”, disse o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Jender Lobato.

Mais Notícias