15 de outubro de 2024

Ricardo Silva (PSD) promete gestão com governabilidade, volta do Daerp e manutenção da prefeitura de Ribeirão Preto no Centro

Candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto foi entrevistado na noite desta segunda-feira (14) no EPTV2. Ele disputa a chefia do Executivo com Marco Aurélio (Novo). Segundo turno: EPTV2 entrevista Ricardo Silva (PSD)
Na disputa do 2º turno das eleições 2024 ao cargo de prefeito de Ribeirão Preto (SP), Ricardo Silva (PSD) disse nesta segunda-feira (14) que sua gestão terá governabilidade, prometeu a volta do Departamento de Água e Esgoto (Daero), a desburocratização para atrair indústrias e a manutenção da Prefeitura no Centro da cidade.
Ele foi sabatinado pelo jornalista Guilherme Nali, ao vivo, no EPTV2 (veja, acima, a entrevista na íntegra).
No 1º turno, realizado em 6 de outubro, Ricardo Silva recebeu 128.466 votos (48,45%) ante 66.136 votos (24,94%) do adversário Marco Aurélio (Novo), segundo colocado.
Ricardo Silva (PSD), candidato à prefeitura de Ribeirão Preto
Flávia Santucci/g1
Governabilidade e diálogo
Ricardo Silva obteve maioria dos votos nas urnas das regiões Oeste, Norte e Leste e perdeu no Centro e na zona Sul. O candidato disse que quer unir a cidade, fazendo uma gestão com governabilidade entre os poderes e diálogo com diferentes setores da sociedade no que chamou de “gestão extremamente profissional”.
“Eu peço para que você acompanhe as minhas propostas para que nós possamos fazer um projeto de mudança em Ribeirão Preto, mas uma mudança com responsabilidade, uma mudança que terá um eixo bem formado de apoio político para ter governabilidade. Aliás, presidente da República tem que ter isso, Bolsonaro buscou isso, Lula buscou isso, o governador Tarcísio está comigo em meu projeto. Ele já anunciou investimentos novos para Ribeirão Preto, em nosso governo, porque confia que nós teremos condições para governar Ribeirão Preto. Então me dirijo aos eleitores dos demais candidatos para que acompanhe a nossa proposta que de fato é uma proposta de mudança.”
Ricardo Silva (PSD) fala sobre possibilidade de absorver propostas de concorrentes
Serviço de água e esgoto
O candidato classificou como erro da atual gestão a transformação do Daerp em secretaria. Segundo ele, em sua gestão, o departamento voltará a ter autonomia administrativa e financeira para a prestação de serviço de água e esgoto de qualidade na cidade.
“Foi um erro da atual gestão transformar o Daerp em uma secretaria. Nenhuma cidade do porte de Ribeirão tem o serviço de água como uma secretaria que está vinculada à burocracia da máquina. Isso é um erro. Nós vamos reverter isso e vamos manter o Daerp público. Chamo de Daerp porque que é assim que será chamado no meu governo, a água não pode ser vendida. A realidade da Sabesp é diferente da realidade de Ribeirão Preto. Aqui nós estamos em cima de um manancial de águas, que é o nosso Aquífero. Nós temos que proteger a água, temos que olhar para a água com carinho, com amor, é o nosso futuro, a proteção do meio ambiente. Aliás o nosso programa é o único que apresenta uma proposta para o meio ambiente, a arborização, o cuidado com a água.”
Ricardo Silva (PSD) fala sobre proposta para o Saerp
Prefeitura fica no Centro
Nas últimas semanas, a assinatura do contrato para a construção do Centro Administrativo de Ribeirão Preto vem causando polêmica em razão da mudança da sede do Executivo da região central para a zona Norte, na Avenida Paschoal Innechi. Ricardo Silva disse que a prefeitura permanecerá no Centro, caso seja eleito. A decisão faz parte de um projeto para revitalizar a região.
“Mais uma demonstração de que a mudança tem que acontecer com responsabilidade. A nossa proposta é manter a prefeitura no centro, é o início de um projeto de revitalização do centro, que envolve cuidar da cidade cuidas das praças, dos parques, olhar para o centro popular de compras, para o mercadão central, mudar a situação de moradores em situação de rua que atinge essa região e isso envolve manter a prefeitura no centro para que as pessoas possam visitar o centro e aliás fazer o centro administrativo no Centro de ribeirão preto, que tem que ser nosso orgulho. Esse projeto do atual governo é um erro que vamos reverter. São R$ 170 milhões, uma parte dinheiro emprestado. Contas para o próximo governo, não. Nós temos que ter um governo com austeridade, com seriedade e com apoio político.”
Ricardo Silva (PSD) fala sobre Centro Administrativo
Facilidade para empresas
O candidato prometeu desburocratizar processos para atrair mais indústrias para Ribeirão Preto, aumentando assim a oferta de empregos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que a cidade teve saldo positivo no mês de agosto, mas a maior parte das vagas abertas no setor de serviços e comércio.
“Ribeirão Preto é uma burocracia tremenda para quem quer construir aqui, para quem quer o distrito empresarial, projeto que demora até cinco anos para ser aprovado. O que o empresário quer não é benefício da prefeitura, não é nada disso. ele quer segurança jurídica, que o projeto que ele apresenta seja aprovado rápido, com rigor técnico, mas que não há burocracia e assim nós vamos mudar a cara do distrito empresarial, mudar a cara dos outros pontos em que há locais para a indústria em Ribeirão Preto e trazer o empego seguro.”
Ricardo Silva (PSD) fala sobre geração de empregos em Ribeirão Preto
Biografia
Ricardo Augusto Machado da Silva tem 38 anos, é casado e pai de uma filha. Graduado em direito e filosofia e com pós-graduação em sociologia, é funcionário concursado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e deputado federal pelo segundo mandato.
Começou a carreira política aos 27 anos, quando se elegeu vereador por Ribeirão Preto. Em 2016, foi candidato à prefeitura, mas perdeu o segundo turno para o atual prefeito, Duarte Nogueira (PSDB).
Em 2018, foi eleito suplente de deputado federal, cargo que assumiu apenas em 2020, após a morte do titular. Em 2022, foi reeleito deputado federal com 133.936 votos, sendo o mais votado em Ribeirão.
Acompanhe mais respostas de Ricardo Silva na sabatina:
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Mais Notícias