15 de janeiro de 2025

Rio Preto e Araçatuba lideram o ranking de casos prováveis de dengue no país, aponta Ministério da Saúde


Dados, consultados pela reportagem nesta quinta-feira (15), mostram que São José do Rio Preto (SP) tem 4.948 casos prováveis e Araçatuba (SP) 1.281. Rio Preto e Araçatuba lideram ranking do país sobre casos prováveis de dengue no Brasil
Nos primeiros dias de 2025, São José do Rio Preto e Araçatuba, as maiores cidades do noroeste paulista, lideram o ranking do país de casos prováveis de dengue, segundo o Ministério da Saúde.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
São considerados casos prováveis de dengue aqueles confirmados por um ou mais testes laboratoriais, com base no material biológico. Os dados, consultados pela reportagem nesta quinta-feira (15), mostram que Rio Preto tem 4.948 casos prováveis e Araçatuba 1.281 (veja a lista abaixo). Entre as dez cidades com mais casos prováveis, também aparece Votuporanga (SP), com 658.
São José do Rio Preto (SP) – 4.948
Araçatuba (SP) – 1.281
Ribeirão Preto (SP) – 1.168
São José dos Campos (SP) – 930
São Paulo (SP) – 876
Presidente Prudente (SP) – 665
Votuporanga (SP) – 658
Marília (SP) – 648
Brasília (DF) – 630
Londrina (PR) – 628
Rio Preto e Araçatuba lideram o ranking de casos prováveis de dengue no país, aponta Ministério da Saúde
Victor Cardoso/TV TEM
Crise na saúde em Rio Preto
Rio Preto vive uma crise na saúde pública, com demoras de até oito horas nas unidades de saúde, e “explosões” nos casos de dengue. A cidade contabiliza mais de 500 casos em 15 dias, conforme o estado. Problemas no setor viraram até caso de polícia depois que o novo prefeito Coronel Fábio Candido (PL) registrou boletim de ocorrência em denúncia contra o sindicato por estimular médicos a demorar no atendimento de pacientes.
Nesta quarta-feira, a prefeitura informou que vai ampliar a assistência médica, com incremento de 59 leitos hospitales para pacientes com dengue nos hospitais – Santa Casa, Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade, Hospital Municipal e Hospital João Paulo II/AME.
Rio Preto vive ‘explosão’ de dengue
Reprodução/TV TEM
Também foi ampliado o horário de atendimento da telemedicina, com a contratação de cinco médicos e cinco triagistas para o serviço. Para as UPASs, está com o reforço de três novos médicos e um técnico em radiologia em uma parceria com a Faceres.
Embora a Secretaria de Saúde tenha anunciado medidas como a criação de um centro de hidratação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaguaré, com funcionamento 24 horas por dia, e ampliado o horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde, o cenário da saúde é crítico em Rio Preto.
Estado de emergência em Araçatuba
O prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta (PL), decretou estado de emergência em saúde pública devido ao aumento nos casos de dengue. O anuncio foi feito na manhã de terça-feira (14) durante uma coletiva de imprensa. A cidade contabiliza mais de mil casos em 15 dias, conforme o estado.
Além do decreto, o poder público informou que fará a abertura de duas novas unidades de saúde para tratar pacientes com sintomas de doença. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Morada dos Nobres e Umuarama vão atender 24h. A previsão é de que esse serviço tenha início em um prazo de três dias.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias