7 de novembro de 2024

Rio transborda após chover em 24h o esperado para todo o mês em cidade de SC; veja estragos no estado


Cidades na Grande Florianópolis tiveram quedas de muro e árvore e alagamentos. Chuva causa estragos na Grande Florianópolis
A Grande Florianópolis registou estragos nesta terça-feira (5) por causa da chuva. Em São Pedro de Alcântara, o Rio Maruim chegou a transbordar após chover em 24 horas, na cidade, o esperado para todo o mês de novembro.
Municípios da região também tiveram queda de muro e árvore, além de alagamentos, de acordo com a Defesa Civil.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Helicóptero dos bombeiros em resgate de pessoas ilhadas em Palhoça, SC
CBMSC/Divulgação
São Pedro de Alcântara teve 146 milímetros de chuva em 24 horas, entre domingo (3) e segunda (4). Entre sábado (2) e esta terça (5), foram 235 milímetros.
Na cidade, a média histórica de todo o mês de novembro é de até 150 milímetros, conforme a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas de Santa Catarina. O Rio Maruim transbordou na segunda, mas a situação já voltou ao normal.
Em Santo Amaro da Imperatriz, o acesso de ponte foi interrompido pelas chuvas. Segundo a Defesa Civil, a construção de uma nova ponte está em andamento para garantir a passagem dos moradores, mas o acúmulo de água acabou comprometendo temporariamente o trajeto.
As máquinas estão no local, e as equipes, dando a orientação aos moradores.
Em Palhoça, na segunda, o Corpo de Bombeiros Militar resgatou três pessoas ilhadas sobre o teto de um veículo na região da Passagem do Maciambu.
Em Biguaçu, no bairro São Miguel, um muro de contenção desabou devido ao solo encharcado, e a Defesa Civil precisou fornecer lona ao morador para proteger o barranco. Além disso, uma árvore pequena caiu na estrada para a região de Sorocaba, mas foi removida rapidamente, e o tráfego, normalizado.
No bairro Alto Biguaçu, o nível do rio subiu, invadindo algumas casas, mas a situação foi controlada.
A orientação da Defesa Civil é para que os moradores das áreas com maior risco se mantenham atentos e sigam as instruções das autoridades para evitar problemas maiores.
Rio Maruim transborda em São Pedro de Alcântara, SC
Reprodução/NSC TV
Em caso de emergências, os cidadãos devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A Defesa Civil pede que a população evite transitar em áreas alagadas ou próximas a encostas em risco.
Previsão do tempo
Nos próximos dias, a circulação marítima que tem causado a chuva no estado perde força, mas a precipitação deve continuar. Isso porque o avanço de uma frente fria aumenta o risco para temporais com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo no estado.
A Defesa Civil pede atenção especial para as áreas litorâneas da Grande Florianópolis por conta dos altos acumulados já registrados nos últimos dias. Há risco de temporais e deslizamentos.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias