Objetivo é resgatar e dar visibilidade ao acervo da TVCA com reportagens que acompanharam o desenvolvimento de Mato Grosso. Fachada TV Centro América 2025
TV Centro América
A Rede Matogrossense de Comunicação (RMC) completa 60 anos em 2025 e, para celebrar, o g1 criou uma página especial para relembrar as coberturas histórias feitas pela TV Centro América e os novos projetos da emissora neste ano de comemoração.
O objetivo é resgatar e dar visibilidade ao acervo da TVCA com reportagens que acompanharam o desenvolvimento de Mato Grosso.
Representando um marco na comunicação regional, os conteúdos veiculados pela emissora permitiram o acesso da população à informação e ao entretenimento televisivo.
Antes e deopois da construção da TV Centro América, em Cuiabá
Initial plugin text
Fundada em 25 de dezembro de 1965, a RMC registrou a divisão dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em 1977 e, de lá para cá, alcançou diversas regiões, consolidando sua presença e retratando as transformações sociais, econômicas, políticas e culturais.
Entre os momentos históricos presenciados pela emissora estão a expansão do agronegócio, o crescimento e urbanização dos 142 municípios de Mato Grosso, além do avanço do turismo e a luta pela preservação ambiental.
No acervo da emissora, estão guardados materiais que mostram fatos marcantes, como a visita do Papa João Paulo II a Cuiabá, em 1991 e a queda do Boeing da Gol 1907, na Terra Indígena Capoto-jarinã, que matou 154 pessoas. Na época, a quipe da TVCA foi a primeira a chegar no local para a cobertura.
Na área do meio ambiente, a TV Centro América fez grandes coberturas das transformações do Pantanal ao longo dos anos. Já no quesito política, será relembrado o escândalo da Grampolândia, um esquema criminoso envolvendo a Polícia Militar do estado, médicos, professores, jornalistas e políticos devido à escutas clandestinas.