27 de dezembro de 2024

RN terá bandeira verde nas contas de energia em dezembro


Potiguares terão mês sem cobrança extra no custo da tarifa de energia elétrica. RN terá bandeira verde nas contas de energia em dezembro
Reprodução/EPTV
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta sexta-feira (29) que a bandeira em dezembro será verde no Rio Grande do Norte, ou seja: não haverá cobrança extra nas contas de luz para a população.
A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha, patamar 1, em setembro, vermelha, patamar 2, em outubro, e amarela em novembro.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Apesar disso, a Neoenergia Cosern chama atenção para a necessidade de adoção de consumo consciente de energia elétrica. A distribuidora ressalta que, mesmo com a bandeira verde, é possível reduzir ainda mais o valor da conta.
Como economizar?
Veja algumas dicas recomendadas pela distribuidora para economizar ainda mais durante o período de verão, época mais quente do ano.
Ar-condicionado e ventilador: Mantenha a temperatura do ar-condicionado entre 23ºC e 25ºC. Se possível, escolha modelos com tecnologia Inverter, que são mais econômicos. Realize a manutenção do aparelho e limpe os filtros regularmente. Use ventiladores de teto para circular o ar e manter o ambiente agradável.
Chuveiro elétrico: Utilize a opção “verão” para economizar até 30% de energia. Tome banhos rápidos e desligue a água enquanto se ensaboa. Sempre utilize resistências originais para evitar o aumento do consumo e danos à instalação.
Geladeiras: Verifique a borracha de vedação e evite colocar alimentos quentes na geladeira. Mantenha o aparelho afastado da parede para garantir uma boa ventilação e eficiência. Abra a porta da geladeira apenas quando necessário.
Iluminação: Aproveite ao máximo a iluminação natural durante o dia. Em ambientes internos, utilize lâmpadas de LED, que são até 40% mais econômicas e têm maior durabilidade, reduzindo o impacto ambiental.
Veja os vídeos mais assistidos do g1 RN

Mais Notícias