Expectativa é que a produção chegue perto de 4 milhões de saca este ano. Início oficial da colheita aconteceu dia 11 de abril. Pesquisa mostra que presença de abelhas pode aumentar a produção do café em Rondônia
Reprodução/Rede Amazônica
Já tendo dado início a colheita do café em Rondônia, as expectativas dos produtores e especialistas estão altas para que a produção do estado bata um novo recorde. Segundo o governo do estado, a estimativa é que haja um aumento de 4% na safra deste ano, chegando a 3.880.985 sacas em 2024.
Atualmente, conforme o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Rondônia é:
O maior produtor de café da região Norte;
O 5º maior produtor de café do Brasil.
Na pesquisa sobre Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2023, a produção de café em Rondônia havia aumentado 24,1% entre 2021 e 2022. O aumento, segundo o IBGE, se deve ao aumento da produtividade.
Robusta Amazônico
O café de Rondônia conquistou, em junho de 2021, a primeira Indicação Geográfica com Denominação de Origem (DO) para café canéfora sustentável. Para denominar essa nova Identificação Geográfica que Rondônia conquistada, foi feito um estudo desde 2018.
📌 Os robustas amazônicos são resultado do cruzamento dos cafés Conilon e Robusta especialmente selecionados.
O relatório do Exame de Mérito realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) descreve o perfil sensorial do café como: doce, chocolate, amadeirado, frutado, especiaria, raiz e herbal. “Uma nova ótica sensorial com paleta específica e característica dos cafés canéfora”.