19 de janeiro de 2025

Roraima é o segundo estado que mais gerou empregos com carteira assinada em 2024

Saldo positivo tem base no Caged e evidencia trabalho do Governo de Roraima como parceiro do setor produtivo local Empregos com carteira assinada tem saldo positivo registrados nos primeiros quatro meses de 2024.
Arquivo
O mercado de trabalho vem se mantendo aquecido em Roraima. É o que mostra o saldo positivo de empregos com carteira assinada registrados nos primeiros quatro meses de 2024 em um levantamento da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), que aponta que, de janeiro a abril deste ano, foram gerados 2.614 novos empregos no estado.
Com base nos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a análise também aponta que o Estado teve o segundo maior crescimento relativo do estoque de trabalhadores formais do país, apresentando a variação relativa de 3,43% nesse intervalo de tempo.
“No mês de abril, Roraima registrou quase 500 novos postos de trabalho com carteira assinada. Como resultado, atingimos um estoque de 78.809 empregos formais, um recorde. Percentualmente, fomos o estado que mais gerou oportunidades de trabalho”, afirmou o governador Antonio Denarium.
Gráfico mostra crescimento dos empregos formais em Roraima
Gráfico – crescimento dos empregos formais em Roraima.
Arquivo
O governador destacou que os resultados são expressivos, mas que também ainda há espaço e condições para os índices melhorarem, trabalho já executado pelo Executivo estadual.
“Esses dados transmitem a força produtiva roraimense, de um povo empreendedor e confiante que tem segurança para investir aqui”, frisou ele, reforçando que a meta do Governo é seguir atuando como parceiro do setor produtivo, fomentando a atração de novos negócios para gerar ainda mais oportunidade e renda para a população.
Ainda conforme a Seplan, no acumulado de 2024, o destaque na geração de empregos formais em Roraima foi o setor de serviços, dada a maior variação do estoque ao nível nacional.
Levantamento da Secretaria de Planejamento e Orçamento aponta que, de janeiro a abril deste ano, foram gerados 2.614 novos empregos no estado.
Arquivo
“Apenas no mês de abril, o setor de serviços foi responsável por 1.599 admissões e 1.240 desligamentos, o que resultou em um saldo positivo de 359 novos postos formais de trabalho, do total de 480 empregos criados no mês”, explicou o secretário de Planejamento e Orçamento, Rafael Fraia.
Ao avaliar os números, o titular da pasta considerou que Roraima vem apresentando bom desempenho na geração de empregos nos últimos cinco anos e, diante do cenário positivo apontado nos primeiros meses de 2024, a expectativa é de mais crescimento para os próximos meses.
“As políticas de incentivo implementadas pela atual gestão, com foco no ambiente de negócios, têm se mostrado efetivas. Além de fortalecer as pequenas e grandes empresas, também atraem novos investimentos. Isso potencializa o crescimento do PIB e movimenta a atividade econômica, refletindo principalmente no mercado de trabalho aquecido”, pontuou o secretário.
No acumulado de 2024, o destaque na geração de empregos formais em Roraima foi o setor de serviços, com a maior variação do estoque em nível nacional.
Arquivo

Mais Notícias