29 de setembro de 2024

Roraima passa emitir nova Carteira de Identidade Nacional; veja como fazer

Estado foi o último no país a implementar o “Novo RG”. Emissão é gratuita e pode ser feita no Instituto de Identificação Odílio Cruz, mediante agendamento. Modelo da nova carteira nacional de identidade que passará a ser emitida pelo RN em dezembro
Itep/Divulgação
Roraima passou a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) nessa terça-feira (24), o último estado no país a implantar o novo modelo de identificação. O processo é feito pelo Instituto de Identificação Odílio Cruz, órgão ligado à Polícia Civil do estado.
Também conhecido como “Novo RG”, o documento pode ser tirado por brasileiros de qualquer idade, e unifica o registro geral (RG) em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
A emissão do novo RG é gratuita. O prazo para a entrega ao cidadão é de até 10 dias, informou a Polícia Civil.
Importante: o RG “antigo”, com impressão do polegar, perde a validade em 2032.
Novo RG: Cerca de 11,5 milhões de brasileiros já tiraram documento
Como tirar o ‘Novo RG’ em Roraima
Para tirar a CIN, a pessoa interessada deve agendar por meio do site da Polícia Civil de Roraima (aqui). Depois:
No sistema de agendamento, é necessário escolher a data e horário, informar os dados pessoas solicitados.
No dia da emissão, é necessário ir com a Certidão de Nascimento (ou Certidão de Casamento Civil, no caso de pessoa casada. No caso de menores de 16 anos é exigida a presença dos pais, munidos do RG.
Na data agendada, compareça ao posto selecionado com os documentos (originais) exigidos. É necessário chegar 15 minutos antes do horário marcado.
Os atendimentos para emissão do novo documento em Roraima ocorrerão de forma gradativa, sem a necessidade de substituição imediata no Novo RG.
Segurança
Polícia Civil inicia emissão da nova Carteira de Identidade Nacional
Com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. Com a CIN, o cidadão passa a ter um número de identificação apenas.
A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Mais Notícias