Quarta edição do evento deve receber muladeiros de mais de 150 cidades. Programação segue até domingo (23), no Recinto de Exposições ‘Acácio de Moraes Terra’, em Itapetininga (SP). Rota dos Muladeiros, em Itapetininga (SP), mantém tradição entre as gerações
Rota dos Muladeiros/Divulgação
A Rota dos Muladeiros, em Itapetininga (SP), é um evento gratuito e aberto ao público que fomenta a cultura tropeira na cidade e segue até domingo (23), no Recinto de Exposições “Acácio de Moraes Terra”.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Guto Ruivo, de 36 anos, é engenheiro agrônomo e membro da diretoria da Associação dos Cavaleiros e Muladeiros de Itapetininga, organizadora do evento. Ele reforça a importância da Rota dos Muladeiros.
“Saem comitivas de Salto de Pirapora, Angatuba, dos municípios em volta e até fora do estado, que vêm até Itapetininga. O público envolvido é conectado com a cultura, com toda a história do tropeirismo”, afirma.
Segundo o Guto, o evento é para toda a família e conecta diferentes gerações: “Já vem de sangue, resgatando as tradições. É uma cultura herdada de família e que conta a história de Itapetininga”.
Evento gratuito conta com atividades para toda a família
Rota dos Muladeiros/Divulgação
“A gente faz o resgate dessa cultura, dessa tradição. A Rota dos Muladeiros surgiu como um passeio de alguns amigos, e a gente tem um lugar privilegiado como Itapetininga, com vários caminhos que podem ser trilhados.”
Guto descreve as atividades oferecidas para diferentes idades no evento: “Tem um leilão de muares, fazemos o percurso de 22 km dentro do município de Itapetininga, tem prova campeira de mula e burro, cronometrados passando obstáculos, como abrir porteira, fazer baliza, passar por tambores”.
“O que motiva a participar do evento é resgatar as tradições, levar a família, levar a minha filha e poder participar junto. Tem minha esposa, meu pai, meus tios, todos envolvidos”, conta.
Com incentivo da prefeitura, a expectativa do evento é de que mais de 150 cidades estejam representadas com suas comitivas. A festa reúne aproximadamente mil animais, criadores, proprietários e amantes do tropeirismo, conforme os organizadores.
Programação do evento resgata a cultura tropeira
Rota dos Muladeiros/Divulgação
Nascimento de Itapetininga
Segundo a professora e historiadora Alba Regina Luisi, Itapetininga é uma região importante para a cultura tropeira.
“As tropas de mulas eram negociadas na grande Feira dos Muares, em Sorocaba. A cidade de Itapetininga significava a última parada das tropas de mulas antes de Sorocaba. Era onde eles se reuniam e descansavam”, esclarece.
“Itapetininga tinha uma importância muito grande, porque era onde eles faziam a última triagem, verificando a quantidade dos produtos que eles tinham, tanto de muares, como de alimentos e utensílios que eles iam levar para Sorocaba e vender na feira”, continua.
Rota dos Muladeiros surgiu como um passeio de alguns amigos e, hoje, reúne mais de mil pessoas de mais de 150 cidades diferentes
Rota dos Muladeiros/Divulgação
Anos mais tarde, Itapetininga se tornou o ponto de encontro da Feira de Muares, relembra a historiadora: “Na virada do século XIX para o século XX, teve a epidemia de febre amarela em Sorocaba e essa Feira dos Muares passou a ser feita em Itapetininga, e esse centro de negócios vai permanecer forte até por volta de 1940”.
“A cidade de Itapetininga, nasceu de um pouso tropeiro, ela se desenvolveu a partir de um registro de passagem de tropas, se estabeleceu como um comércio, ponto de comércio de produtos e de tropas, se desenvolveu a partir disso”, continua.
Para Alba, hoje, existe essa tradição tropeira que precisa ser preservada e esse é um trabalho que os muladeiros estão empenhados em fazer: reviver as tradições tropeiras e desenvolvê-las.
A 4ª Rota dos Muladeiros conta com praça de alimentação, rodas de viola e venda de artigos tropeiros. Ocorre na Avenida João Olímpio de Oliveira, 600, na Vila Asem, a partir das 7h deste sábado (22) e das 9h de domingo (23). A programação completa está disponível no site.
Público envolvido, conectado com a cultura, com toda a história do tropeirismo
Rota dos Muladeiros/Divulgação
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM