1 de fevereiro de 2025

Rota Turística do Queijo Artesanal: Ribeirão Bonito, São João e Santa Rita têm visitação e degustação


Conheça opções a partir do produto derivado do leite que é tão apreciado pelos brasileiros. Em Ribeirão Bonito, queijaria familiar atrai público com variedade de delícias
Renan Ciconelo/EPTV
Quando o assunto é queijo, é difícil quem não faça uma associação ao estado de Minas Gerais. Mas o que muita gente não sabe é que há ótimas alternativas de qualidade para o produto no estado de São Paulo. Inclusive, existe a chamada ‘Rota Turística do Queijo Artesanal’, com opções em 41 cidades.
A EPTV, afiliada da TV Globo, visitou queijarias e conheceu mais sobre o processo de produção em três municípios da região: Ribeirão Bonito, São João da Boa Vista e Santa Rita do Passa Quatro.
Todos esses lugares são abertos a visitação e permitem a compra de produtos, acompanhamento do processo de produção, degustação, oficinas e palestras. (veja aqui locais todo o estado).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Ribeirão Bonito
A primeira parada foi em Ribeirão Bonito, na queijaria do Victor José Matheus. O negócio é familiar, existe desde dezembro de 2022 e produz queijos naturais e “vivos”. Os produtos são criações dentro de regras sanitárias seguras que vão desde os de massa semicozida até os de mofo azul.
Rota do Queijo Artesanal Paulista: Ribeirão Bonito tem 8 variedades
“Desde a época da pandemia nós começamos a brincar um pouco, a pensar em queijos. E aí saiu a ideia de fazer um projeto sustentável, de um produto natural. Queijo vivo é um produto da forma como foi na origem, um queijo de leite não pasteurizado. Um leite que preserva todo o aroma, sabor, toda a microbiota do leite para um queijo bem feito”, explica o sócio-proprietário.
A queijaria fica na Rua Alves Costa, 10, no Centro de Ribeirão Bonito. O telefone para contato é o (16) 99790-4720.
Veja também:
‘SABOR DE CASA’: aprenda a fazer uma deliciosa caponata de berinjela
‘SABOR DE CASA’: confira receita de Tender com molho de mel e laranja
‘SABOR DE CASA’: saiba como preparar receita de abacaxi com pimenta
Santa Rita do Passa Quatro
Propriedade em Santa Rita do Passa Quatro tem criação de búfalas que proporcionam burrata premiada
Ely Venâncio/EPTV
A rota continua em uma propriedade cercada por montanhas e mata. O verde se destaca do lado de fora, mas, chegando mais perto, o que predomina mesmo é o branco do leite de búfala — essa é a matéria-prima da queijaria artesanal de Renato Pattaro.
O queijo frescal é um dos carros-chefes, além da mozzarella fresca e a premiada burrata. “Muitas pessoas às vezes não conhecem, associam com a imagem do animal, de ser um animal rústico, grande, acham que pode ser um queijo forte. Mas na verdade é o contrário, o leite de búfala e seus derivados são muito suaves, de muito fácil digestão”, explica.
Rota do Queijo Artesanal: Leite de búfala é a matéria-prima em Santa Rita do Passa Quatro
A queijaria fica no Sítio Tesouro, na Rodovia João Ferronato, sem número, em Santa Rita do Passa Quatro. O telefone para contato é o (11) 96083-3584.
São João da Boa Vista
Queijos artesanais são feitos em São João da Boa Vista e fazem parte da rota do queijo paulista
EPTV
A terceira parada aconteceu em São João da Boa Vista. Lá existem duas queijarias que fazem parte da rota turística.
Uma delas é administrada pela Paula Florence Vergueiro e produz vários tipos de queijo de massa fresca. As delícias são vendidas em um empório, e a melhor parte do passeio é a hora da degustação.
“Eu ofereço o café degustação onde a pessoa tem a oporuntidade de conhecer todos os queijos. Temos a frescata que é um queijinho fresco recheado com creme, o fermier, musssrela filada a mão, feita com soro e fermento, o que dá outra textura e desfia muito bem, além de colhada seca , o nuvem e o névoa que são feitos com mofo branco, deliciosos”, disse.
Frescata que é um queijinho fresco recheado com creme feito em queijaria de São João da Boa Vista
EPTV
A queijaria fica no km 221,5 da Rodovia SP-342, em São João da Boa Vista. O telefone para contato é o (19) 99776-8645.
Crescimento
A outra queijaria da cidade começou os trabalhos em 1997, com apenas cinco búfalas e hoje conta com 300 animais.
A evolução foi enorme, ao pensar que, inicialmente, tudo era produzido em latões. Agora, há espaço para receber visitantes e desfrutar da experiência. A mussarela de búfala é uma especialidade do local.
Queijaria começou com cinco búfalas em São João da Boa Vista
EPTV
“É muito importante fazermos parte da rota porque as pessoas vem aqui e conhecem experiência e a realidade do pequeno produtor artesanal. Elas veem um bezerro, e como produzimos o queijo, é bem diferente de comprar o queijo em um ponto de venda, mercado ou empório”, disse.
A mussarela de búfala é uma especialidade do local e uma tábua de degustação é oferecida no local.
Tábua de degustação é oferecida na queijaria de São João da Boa Vista. Especialiade é a mussarela de búfula
EPTV
A queijaria fica no km 09 da Estrada da Serra da Paulista, em São João da Boa Vista. Os telefones para contato são o (19) 3631-1294 e o (19) 98158-7576.
Rota do queijo
Rota do queijo artesanal conta com várias opções no Estado de São Paulo
Renan Ciconelo/EPTV
A iniciativa é da Secretaria de Turismo e Viagens em parceria com a Associação Paulista do Queijo Artesanal Paulista. A Secretaria e Agricultura e Abastecimento do Estado fez um mapeamento de queijarias artesanais e propriedades rurais produtoras de derivados de leite que são abertas a visitação.
Segundo a Secretaria de Turismo e Viagens, além de promover a valorização dessas queijarias, o mapeamento também pode impactar economicamente, a partir do turismo gastronômico.

Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Mais Notícias