O presidente Lula e ministros se reuniram nesta sexta-feira (24), no Palácio do Planalto, para discutir soluções para a inflação dos alimentos. Presidente Lula e ministros se reúnem pra discutir soluções pra inflação dos alimentos
O presidente Lula e ministros se reuniram nesta sexta-feira (24) de manhã, no Palácio do Planalto, para discutir soluções para a inflação dos alimentos. Depois do encontro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o governo federal vai reduzir o imposto de importação de alimentos que estiverem mais baratos no mercado internacional na comparação com o mercado interno. Ele não disse quando essa nova regra vai começar a valer.
“As medidas serão anunciadas ponto a ponto. Nós não queremos antecipar nem especular antes de concretizar os estudos para que possam ser anunciados. Eu já dei a regra geral para vocês. Isso é operação. A regra é: se tem produtos com preço mais caro no mercado interno, as alíquotas desses produtos serão reduzidas para trazer esses produtos pelo menos para o preço internacional. Ponto. Essa é a regra. Essa é a política que vamos colocar lupa agora para enxergar cada produto”, disse.
Rui Costa continuou:
“Não haverá congelamento de preço, tabelamento, fiscalização. Ele até brincou: não terá fiscal do Lula nos supermercados, nas feiras, não terá rede estatal de supermercado ou de lojas para vender produtos. Isso não existe. Isso sequer foi apresentado na reunião, nesta ou em qualquer reunião”.
LEIA TAMBÉM
Governo cogita reduzir imposto de importação de alguns alimentos para baixar preços, diz Rui Costa
Brasil ‘não terá tabelamento’ de preços nem ‘fiscal do Lula nos mercados’, diz Rui após reunião no Planalto