Especialistas recomendam limpar com água, sem ligar os aparelhos na rede elétrica, e deixá-los secar bem. Ao menos 283 mil domicílios foram atingidos por enchente no estado. Instituições de ensino oferecem de graça o conserto de equipamentos eletrônicos
As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio afetaram ao menos 283 mil domicílios, segundo o Mapa Único do governo do estado. Em muitos locais, eletrodomésticos foram atingidos. Só que, apesar da água, é possível salvar esses equipamentos.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Por incrível que pareça, o problema começa a ser resolvido com água. Especialistas afirmam que é necessário lavar os equipamentos que ficam em contato com a enchente, mas sem ligá-los, molhados, na corrente elétrica.
“A gente faz uma limpeza bem feita nela, seca muito bem e ela volta a funcionar”, explica Daniel Ortiz, instrutor de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Saiba como recuperar fotos danificadas
Limpeza de geladeira após enchente em Canoas
Reprodução/RBS TV
Manutenção
Nas empresas, o trabalho é detalhado e minucioso. Com a alta demanda, pode demorar. Por isso, quem não puder aguardar, pode tentar limpar em casa. Contudo, não se deve ligar o equipamento antes de limpar e secar adequadamente.
O técnico em eletrotécnica William Vieira cita o exemplo de uma geladeira.
“Tem alguns equipamentos aqui dentro, como por exemplo, iluminação, o interruptor. Essa parte aqui é muito importante a gente tomar cuidado, porque pode estar com um pouco de lodo. Então, na hora de higienizar, higienizar com uma esponja, passar direitinho”, explica.
No caso de fogões, o engenheiro mecânico Luís Pedroso da Silva recomenda remover tampas e parafusos.
“Solta os parafusos superiores aos queimadores e remove essa tampa. É importante fazer essa limpeza aqui, porque ainda ficou, dentro dessa caixa, ainda ficou um resíduo de lama”, diz.
O professor Jaison Flores não vai precisar comprar equipamentos novos. Mesmo após ficarem duas semanas sob a água, foi possível recuperá-los. Agora só falta secar e montar.
“É devastador. Tu vê aquilo tudo que tu conquista danificado, mas também a gente sabe que tem esperança em poder recuperá-los”, afirma.
Fogão desmontado para limpeza após enchente em Canoas
Reprodução/RBS TV
Consertos gratuitos
Várias universidades e outras instituições de ensino espalhadas pelo estado fizeram grupos pra consertar equipamentos de graça. Em Canoas, na Região Metropolitana, um projeto do Senai está atuando na limpeza de eletrodomésticos.
“Nós trazemos o aluno de um ambiente simulado, nos nossos laboratórios e oficina, para vivenciar essa situação aqui de manutenção de equipamentos reais. Então eles estão contribuindo com a sociedade e aplicando todos os conhecimentos que eles têm nos nossos cursos na prática”, comenta Fernanda Barboza, gerente de operações do Senai.
Grupo limpa fogão em Canoas
Reprodução/RBS TV
Ajuda para quem teve eletrodomésticos afetados pelas enchentes
VÍDEOS: Tudo sobre o RS