Veja o que é a periodontite, uma doença bucal muito comum, e saiba como evitar Saiba mais sobre a periodontite, doença que causa a perda dos dentes
Reprodução/Envato
Você já ouviu falar sobre a periodontite? Essa doença, que atinge as gengivas e as estruturas do suporte dental, é um problema bucal comum e uma das principais causas da perda dos dentes em adultos e idosos. A Dra. Telma Bedran, especialista mestre e doutora em periodontia, explica melhor o porquê ela ocorre e como evitar:
Periodontite: causa e riscos
Apesar de ser uma doença crônica com diversos fatores de origem, a especialista explica que a principal causa da periodontite é o excesso de placa bacteriana. A placa é o acúmulo de bactérias, que formam aquela película branca entre os dentes, e que deve ser evitada por meio da higiene bucal completa e do uso do fio dental.
Sem esse cuidado, a placa bacteriana gera a infecção da gengiva e, com a evolução dessa infecção, as consequências podem ser muito graves. As mais comuns são a perda dental, devido a evolução da perda óssea, e os abscessos dentários. Ainda, podem haver comprometimentos sistêmicos:
A periodontite pode agravar o risco de várias condições de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes e problemas respiratórios.
Como evitar a periodontite?
O principal sintoma da infecção é o sangramento da gengiva e a Dra. deixa um alerta muito importante: “Gengiva saudável não sangra”. Outros sinais da complicação são o mau hálito, o avermelhamento da gengiva, edema gengival, recessão gengival e mobilidade dental.
No primeiro sinal de qualquer um desses sintomas, é indispensável a ida ao dentista. Isso porque, como explica a especialista, a periodontite não tem cura, apenas um tratamento, e o controle para evitá-la deve ser diário.
A periodontite não tem cura e sim controle, o qual deve ser feito primeiramente através da higiene oral pelo paciente, com o uso de escovas dentais macias, creme oral, enxaguatório oral, fio dental e limpeza da língua.
Com a doença já desenvolvida, em alguns casos mais graves, pode ser necessário o uso de antibiótico e a realização de uma cirurgia periodontal. Mas para preservar a saúde e não tornar necessárias essas medidas, o ideal é reforçar os cuidados bucais diários e manter as visitas regulares ao dentista.
Casos que agravam a periodontite
Tabagistas e pacientes diabéticos podem sofrer mais com a doença gengival. Ambos os casos possuem um risco maior de desenvolvimento da periodontite. A Dra. Telma explica que isso ocorre porque a diabetes aumenta a suscetibilidade a infecções e, o tabagismo, prejudica a resposta imunológica e afeta a cicatrização dos tecidos.
Especialmente nessas condições, os pacientes devem procurar produtos que fortaleçam a saúde bucal. Uma boa opção são os produtos bluem que, com a tecnologia de liberação ativa de oxigênio, trazem diversos benefícios e zero contraindicações.
Conheça a bluem e transforme a sua saúde bucal