Conhecido como Osvaldo Cabal (PL), ele tem 39 anos e é empresário. Ele tomou posse para exercer seu primeiro mandato após receber 427 votos nas eleições do primeiro turno, no dia 3 de outubro de 2024. Osvaldo José Seabra Junior, de 39 anos, conhecido como “Osvaldo Cabal” toma posse na Câmara Municipal de Ceres, Goiás
Reprodução/Site Câmara Municipal de Ceres
Osvaldo José Seabra Júnior é o vereador que tomou posse em Ceres, na região central de Goiás, mesmo sendo foragido da Justiça. Conhecido como Osvaldo Cabal (PL), ele tem 39 anos e é empresário.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Segundo o Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões, ele tem um mandado de prisão preventiva em aberto que foi expedido no dia 26 de novembro de 2024.
Segundo o Ministério Público Eleitoral, Cabal é investigado na Operação Ephedra, realizada pelo Ministério Público de Goiás em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, sobre tráfico de rebite e outras drogas. No entanto, ele tomou posse no último dia 1º na Câmara Municipal de Ceres.
O g1 entrou em contato com Osvaldo, mas não teve retorno até a última atualização desta matéria. A reportagem solicitou um posicionamento do Partido Liberal (PL) sobre o caso na noite de sexta-feira (3), mas não teve retorno até a última atualização deste texto.
LEIA TAMBÉM
Foragido da Justiça toma posse como vereador em Ceres, diz MP
Vereador de Inhumas é preso em operação contra atos golpistas em Brasília
Vereador é preso por suspeita de ‘rachadinha’, em Aragarças
Natural de Ceres, Osvaldo nasceu no dia do Natal, 25 de dezembro. Ele foi eleito após receber 427 votos nas eleições do primeiro turno, no dia 3 de outubro de 2024.
O empresário tem ensino médio completo e, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele tem R$ 323.132,30 de bens avaliados, entre eles terrenos nas cidades de Ceres e Rialma.
Posse
Na última sexta-feira, o Ministério Público Eleitoral pediu para investigar a posse do vereador na Câmara Municipal de Ceres que aconteceu de forma individual, ou seja, sem os demais vereadores eleitos.
Ao g1, a Câmara Municipal de Ceres disse que no dia 1° de janeiro de 2025, às 10h, no Centro Cultural de Ceres, aconteceu a cerimônia de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos para a gestão 2025/2028.
Conforme a Câmara, dentre os eleitos, Osvaldo se ausentou, mas às 15h58 do mesmo dia, o vereador, diplomado pela Justiça Eleitoral e, consequentemente, apto a ser empossado, compareceu pessoalmente à Câmara Municipal e foi dado posse ao vereador.
A Câmara Municipal de Ceres disse ao g1 que foi comunicada oficialmente sobre o caso pelo Ministério Público Eleitoral e que já enviou as informações pedidas pelo órgão.
Anteriormente, a Câmara disse, ao g1, que não havia recebido qualquer tipo de comunicação da Justiça, Ministério Público ou polícia e que não teve conhecimento sobre qualquer fato impeditivo em relação à posse do vereador, e, por isso, cumpriu a determinação legal (Regimento Interno e Lei Orgânica) e empossou Osvaldo.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás