Empresário Ueze Elias Zahran, que morreu em dezembro de 2018, faria 100 anos nesta quinta-feira (15). Ueze Elias Zahran criou a TV Morena, em Campo Grande (MS)
TV Morena/Reprodução
Em uma época onde o maior entretenimento era o rádio e apenas algumas pessoas tinham acesso à televisão, o empreendedor Ueze Elias Zahran criou a TV Morena, em Campo Grande (MS), e impulsionou o mercado televisivo em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que, até então, eram um só estado.
A TV foi apenas uma das grandes conquistas de Zahran, que nasceu na cidade de Bela Vista (MS), e desde jovem esteve envolvido com o comércio, trabalhando ao lado do pai em uma torrefação de café que sustentava a família. À época, ele adquiriu a própria empresa de torrefação e conseguiu autorização do Governo Brasileiro para exportar café de Campo Grande para a Argentina.
O empresário, que morreu em dezembro de 2018, faria 100 anos nesta quinta-feira (15), e o g1 preparou uma reportagem especial sobre a trajetória do homem brasileiro que ficou conhecido no mundo inteiro por ser um empreendedor visionário, comprometido com a responsabilidade social e ambiental, e pela contribuição com o desenvolvimento da região Centro-Oeste do Brasil.
Ueze Zahran era um empreender desde muito jovem, buscando uma vida melhor para a mãe e os irmãos.
TV Morena/Reprodução
Em 1960, quando o país possuía apenas 26 emissoras, Ueze Zahran viu uma oportunidade e entrou na disputa por concessões de canais. Com arrojo e visão empreendedora, conseguiu autorização para montar três emissoras, sendo em Campo Grande, Cuiabá e Corumbá (MS).
Em 1965, Ueze inaugurou a TV Morena, em Campo Grande, a primeira emissora de Mato Grosso, antes da divisão do estado. Dois anos depois, lançou a TV Centro América, em Cuiabá, dando início à Rede Mato-grossense de Televisão, hoje conhecida como Rede Mato-Grossense de Comunicação (RMC).
Em uma entrevista, à época, Zahran relembrou do sentimento de quando inaugurou a emissora. “Eu trabalhava dia e noite. Meu descanso era a Jovem Guarda. Achava que meu povo de Mato Grosso tinha o direito de ver aquilo”.
Inicialmente, a programação era gerada por outras emissoras, mas, em 1976, a empresa se tornou afiliada da Rede Globo, ampliando a influência no mercado. Hoje, com sete emissoras de TV, rádios e sites, a Rede Mato-Grossense de Comunicação é uma das maiores empresas de comunicação do Brasil, refletindo a visão e dedicação de Ueze Zahran.
Ampliando a visão, a criação da Copagaz
Empresa ajudou famílias por meio do programa SOS Crianças Desaparecidas
Arquivo
Outra grande conquista do empreendedor foi a criação da empresa Copagaz, que comercializa Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em todo o Brasil. Tudo começou em 1954, durante uma viagem a São Paulo ao lado da mãe, Laila Jorge Zahran, onde teve uma experiência que mudaria o rumo da trajetória empresarial.
Encantada com as facilidades de um fogão a gás, uma novidade na época, dona Laila pediu ao filho que trouxesse essa inovação para casa. Ao ver a reação dela, que sorriu ao observar a chama azul debaixo da panela, Ueze teve uma visão: “Imaginei tantas mães felizes vendo aquela chama azul embaixo da panela”..
Após isso, ele foi a São Paulo em busca de uma representação para estabelecer o comércio de gás em Campo Grande, quando estava recém-casado com Lucila Peluffo Zahran. Na volta, já retornou como representante de uma distribuidora de gás e, com pouco capital, mas grande determinação, iniciou a distribuição de GLP na cidade. Em outubro de 1955, o primeiro caminhão de entrega de gás da Companhia Copagaz já percorria as ruas da capital sul-mato-grossense.
Ueze quando criou a Copagaz, que se tornaria uma das maiores companhias de gás do Brasil
TV Morena/Reprodução
Com o passar dos anos, a Copagaz cresceu e se consolidou como uma das maiores distribuidoras de GLP do Brasil. Sessenta anos após a fundação, a empresa se tornou a quinta maior distribuidora do país.
A companhia, após a fusão com a Liquigás em 2020, deu origem à Copa Energia, líder no Brasil e na América latina no engarrafamento, comercialização e distribuição de GLP.
🌍Ações sociais
Ao longo da vida empresarial, Ueze Zahran diversificou investimentos em vários setores da economia, incluindo comércio, agronegócio, alimentação, telecomunicação, indústria e energia. Tanto que o compromisso com a responsabilidade social sempre foi uma prioridade, e, em 2015, ele recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU) o título de Guardião dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Fundação Ueze Zahran, inaugurada em 1999
TVCA/ Reprodução
Em 1999, Ueze criou a Fundação Ueze Zahran, dedicada a promover ações sociais significativas. A fundação oferece programas de educação para adultos, cursos de computação para idosos e atividades culturais para jovens e crianças.
Além das iniciativas sociais, Ueze também colaborou com projetos de impacto social em grande escala. Em 1996, ele foi convidado pela Secretaria do Bem-Estar do Menor de São Paulo para uma parceria entre a Copagaz e o Governo do Estado na campanha “SOS Crianças Desaparecidas”. Esta campanha utilizou etiquetas de botijões de gás para divulgar fotos de crianças desaparecidas, ajudando a localizar dezenas de crianças e reunindo-as com suas famílias.
🏇🏻Paixão por cavalos
Ueze Zahran em um momento de descontração com Ballut
Arquivo
Poucos sabiam, mas Ueze Zahran tinha outra paixão além dos negócios: a criação de cavalos árabes. Em 1988, ele decidiu montar um haras em Campo Grande, onde iniciou a criação dos animais. Com dedicação e atenção aos detalhes, Ueze rapidamente se destacou como um dos mais renomados criadores da raça no país.
Entre os muitos cavalos que passaram por suas mãos, um tordilho branco chamado Ballut era um dos favoritos de Ueze. Ballut não apenas conquistou o afeto do empresário, mas também recebeu diversos prêmios, refletindo a excelência e o cuidado que Ueze investiu na criação de cavalos árabes.