11 de outubro de 2024

Saiba quem pode solicitar atendimento especializado no Enem e como a Terapia Ocupacional pode ajudar os estudantes

O terapeuta ocupacional atua com pessoas que têm limitações psicomotoras, cognitivas, afetivas, entre outras, seja de origem genética ou em decorrência de um trauma, para oferecer recursos para aumentar sua autonomia motora e social. Alunos com deficiência visual podem solicitar o acompanhamento de um terapeuta ocupacional
Fabiana De Mutiis/G1
O terapeuta ocupacional é um profissional que atua com pessoas que têm limitações psicomotoras, cognitivas, afetivas, entre outras, seja de origem genética ou em decorrência de um trauma, para oferecer recursos para aumentar sua autonomia motora e social. Essa especialidade também pode auxiliar os vestibulandos que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A professora Klycia Machado, de Terapia Ocupacional da faculdade Uninassau, explica que a área tem ganhado cada vez mais visibilidade e espaço no mercado de trabalho devido aos resultados que os pacientes e clientes vêm tendo com as intervenções, além de abranger diversos seguimentos de atuação.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Conforme a professora, os estudantes que podem solicitar o acompanhamento de um terapeuta ocupacional são:
“Pessoas que comprovem ter alguma das seguintes condições: baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (dificuldade ao calcular) ou outra condição especial (como gestantes, idosos e estudantes em condições de internação)”, explica.
Nos últimos dois anos, verificou-se crescimento de mais de 35% na contratação formal de terapeutas ocupacionais no Brasil. Isso se deve por causa, principalmente, da pandemia de Covid-19, que afetou diretamente a saúde física e mental de crianças, jovens, adultos e pessoas idosas.
O impacto emocional das perdas familiares, o sentimento de medo, a falta de socialização e a instabilidade no trabalho aumentaram o nível de estresse e sofrimento psíquico dos brasileiros.
Como é o atendimento especializado do Enem?
O atendimento especializado do Enem é um direito de todos os participantes que precisam de algum tipo de suporte para realizar as provas. O objetivo é garantir que todos tenham as mesmas oportunidades, independentemente de deficiência ou outras limitações.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Para solicitar o atendimento especializado, é preciso informar a condição que gera o benefício e a necessidade para a realização do exame, durante a inscrição no Enem. Também é necessário anexar documentos que comprovem o direito, como atestados médicos, declarações ou certidão de nascimento.
Sobre a profissão do terapeuta ocupacional
O terapeuta ocupacional atua com pessoas que têm limitações psicomotoras, cognitivas, afetivas, entre outras, seja de origem genética ou em decorrência de um trauma, tendo como objetivo oferecer recursos para que essas pessoas possam aumentar suas expectativas e sua autonomia motora e social.
As atividades desenvolvidas por esse profissional visam a reabilitação ou a prevenção do comprometimento das atividades do cotidiano.
Algumas atividades exclusivas do terapeuta ocupacional:
Realização do atendimento terapêutico ocupacional;
Execução de métodos e técnicas terapêuticas ocupacionais;
Prescrição, ajuste e treino do uso de prótese, órtese e outros dispositivos respeitando as competências divididas e específicas de outros profissionais;
Reabilitação com a finalidade de restaurar, desenvolver e preservar as habilidades de execução das ocupações, ou seja, do cotidiano;
Uso de adaptações de tecnologias assistidas.
Principais atribuições do terapeuta ocupacional:
Ajudar na promoção de saúde de trabalhadores, por meio de ações voltadas a prevenção de doenças ocupacionais;
Realizar assistência a crianças com problemas de aprendizagem ou psicomotoras;
Ajudar na reabilitação e na reintegração de pessoas idosas no âmbito social;
Promover a inclusão social de pessoas com distúrbios psíquicos;
Ministrar aulas e palestras.
Cronograma do Enem 2024
Divulgação dos locais de prova: data a ser marcada
Aplicação do Enem: 3 e 10/11/2024
Divulgação do gabarito: 20/11/2024
Divulgação do resultado: 13/1/2025
Enem 2023
🖊️ Para que serve o Enem? Ele é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, além de ser um requisito para programas governamentais de auxílio estudantil. Não há como se inscrever no Sisu, no Prouni e no Fies sem ter feito o Enem.
O Enem é aplicado em dois domingos e divide o conteúdo por áreas do conhecimento, além de ter uma redação. Neste ano, o exame está previsto para os dias 5 e 12 de novembro.
Dia 3 de novembro:
🗺️ Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de geografia, história, filosofia e sociologia.
📚 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 40 questões de múltipla escolha de português e literatura e mais 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
✍️ Redação dissertativa-argumentativa: texto tem que ser escrito com base em uma situação-problema apresentada. Veja redações nota mil.
Dia 10 de novembro:
🔢 Matemática e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha.
🧪 Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de biologia, química e física.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Mais Notícias