Apesar disso, atuação do Samu não parou e equipes disponibilizaram números alternativos para contato. Nesta segunda-feira, 192 completa quatro dias sem funcionar na região. Operadora diz que instabilidade foi causada por rompimento de fibras. Telefone 192 está sem funcionar no litoral do Paraná
Consamu
Nesta segunda-feira (11), o telefone 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), completou quatro dias seguidos sem funcionar no litoral do Paraná.
Segundo a operadora responsável pela linha telefônica, as falhas são causadas por rompimentos das fibras que transmitem os dados da rede de telefonia no local.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A situação, porém, não é novidade e vem acontecendo desde 2023. Nos três primeiros meses de 2024, o telefone 192 ficou sem funcionar por onze dias na região.
Apesar disso, o atendimento dos socorristas não parou e eles estão atendendo normalmente as ocorrências.
Para possibilitar o contato com a população, o Samu Litoral disponibilizou telefones alternativos para contato. Confira:
(41) 99109-8851
(41) 99115-7489
193 – Corpo de Bombeiros
Por meio de nota, a Oi informou que a instabilidade da linha foi causada por um “rompimento de fibra provocado por terceiros”. Conforme a empresa, uma equipe técnica foi acionada para fazer os reparos.
A previsão da Oi é que o serviço seja restabelecido ainda nesta tarde de segunda-feira.
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: Macaco ‘rouba’ caldo de cana de cliente em frente de bosque em Maringá
Violência: Empresário morre após ser alvo de 19 tiros
Veja bairros: Higienização em reservatório afeta abastecimento de água em Curitiba e região metropolitana
Impacto nos atendimentos
Telefone 192 do Samu apresenta instabilidades no litoral do Paraná
Rafael Rodrigues, do Samu Litoral, explica que o principal impacto na inoperância do telefone 192 está na dificuldade do público para decorar um telefone alternativo e no redirecionamento de ligações quando o atendente está ocupado.
“O problema é que trata-se de um telefone convencional. Então, às vezes, pode ser que a pessoa não tenha decorado. Em algumas bases nós temos procura direta, o que impacta diretamente nosso atendimento. Quando você faz a ligação pelo 192, se o atendente estiver ocupado, ela vai dar o tom de chamada, o que já não acontece com o celular”, detalha.
No total, são sete municípios atendidos pelo Samu Litoral:
Guaratuba
Matinhos
Pontal do Paraná
Paranaguá
Morretes
Antonina
Guaraqueçaba
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.