30 de outubro de 2024

SANGUE AZUL POD

Podcast é mais um canal de comunicação que empresa adotou para reforçar valores, eternizar a história e engajar colaboradores Parece um formato recente de fazer comunicação, mas o primeiro podcast foi lançado em 2004, nos Estados Unidos. O boom de audiência desse tipo de programa, entretanto, só foi registrado dez anos depois e atualmente é umas das formas de conteúdo mais populares no mundo. Na Camilo dos Santos, o podcast é um projeto ambicionado há alguns anos e que foi viabilizado no início de 2024, em comemoração aos 40 anos da empresa.
“É a realização de um sonho. O objetivo desse projeto é que todo mundo conheça as histórias de quem ajudou a construir a empresa. É assim que vamos buscar traduzir esse sangue azul para o nosso time. A empresa está em franco crescimento e, com isso, grande parte dos nossos colaboradores tem menos de três anos de casa. Eles precisam conhecer a fundo a história e os diferenciais da Camilo. Então, nós precisamos contar isso para essa galera nova e criar essa memória. Eu acredito muito nesse trabalho como uma ferramenta de envolvimento e mobilização. É isso que faz uma empresa única”, afirma com entusiasmo o Diretor de Gente e Gestão, Michael Guedes, que coordena o projeto.
O nome “Sangue Azul Pod” é uma referência a um jeito único de ser de quem veste a camisa da empresa e entende seu diferencial. “Quando o nosso colaborador ou cliente assimila a nossa cultura, os nossos diferencias, a gente brinca que essa pessoa tem sangue azul. Eu costumo definir o sangue azul como resultado da proximidade e da vontade de fazer o combinado, ou seja, a Camilo é uma empresa que se importa, seja com seu time ou com seus clientes”, explica Michael.
Rodoviário Camilo dos Santos
O podcast, portanto, tem sido uma oportunidade de perpetuar os valores e a essência da empresa. Como passa por um processo de franco crescimento, hoje a Camilo dos Santos é um grande canteiro de obras. É muita novidade, seja na área de inovação, de estrutura, de processos, de comunicação e marketing. Tem muitas frentes abertas e no podcast a companhia pode mostrar isso para todo o seu time.
O Diretor ressalta que uma das grandes preocupações da Camilo é não incorrer no erro cometido por muitas empressas que, ao ambicionar se tornar grande, acaba por perder sua essência e, ao perder sua identidade, perde também bons profissionais, perde cultura, torna-se fria e isso faz com que, inscusive, possa perder mercado e cliente. “Não podemos perder essa proximidade, não podemos perder nossa cultura de ser uma empresa que se importa. O Podcast é um projeto para tentar afinar ainda mais o relacionamento da empresa com seus colaboradores para que os valores possam chegar a todos, da mesma forma. Valores que a gente precisa que sejam defendidos para que a empresa possa garantir sua perenidade e sua essência, mantendo sempre a qualidade”.
O Sangue Azul Pod já tem mais de 20 episódios disponíveis e neles têm bate papos com os Diretores, com os colaboradores mais antigos da casa, gestores de alguns setores estratégicos, além de prestação de serviço, como educação financeira, saúde mental e física, em que a produção convida profissionais capacitados para levar informação ao público. “Comunicação não é só falar bem. Comunicação é mobilização e engajamento. Se você não mobilizr o público que está do outro lado para compartilhar e produzir a mensagem junto com você, aquela comunicação não vai acontecer”, afirma Gesane Whitaker, coordenadora de comunicação da Camilo e apresentadora do Sangue Azul Pod.
Rodoviário Camilo dos Santos
Os programas ficam disponíveis no canal oficial da empresa e também na plataforma do Spotify. É lançado um episódio inédito por semana e, futuramente, a ideia é que os depoimentos e histórias desses 40 anos registrados no podcast possam ser consolidados em uma publicação que seja útil para outros empreendedores.
Trecho de um dos episódios do Sangue Azul Pod | Mariela Maia

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