Imóveis da Fundação São João da Escócia, que administrava o hospital, serão doados. Santa Casa deverá assumir prédios do antigo Hospital Otto Krakauer e o Recanto Geriátrico
A Santa Casa de Misericórdia de Passos (MG) deverá assumir os prédios do antigo Hospital Otto Krakauer e do Recanto Geriátrico. Os imóveis da Fundação São João da Escócia, que administrava o hospital, serão doados.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O antigo Hospital Otto Krakauer, que tem mais de 12 mil metros quadrados, fica no bairro da Penha e o Recanto Geriátrico, às margens da MG-050, tem cerca de 25 mil metros quadrados. Juntos, eles chegam a ser maiores que as dependências da Santa Casa.
O Otto Krakauer foi inaugurado em maio de 1975, mas por falta de recursos, encerrou as atividades e deixou de receber pacientes em 2016. Nos anos em que funcionava, a unidade atendia mais de 100 cidades e tinha 156 leitos disponíveis.
Imóvel do antigo Hospital Psiquiátrico de Passos, Otto Krakauer
Reprodução/EPTV
Em 2021, em parceria com a Prefeitura de Passos, chegou a ser cogitada a ideia da unidade ser usada para atendimento de pacientes com Covid-19. Como não tinha estrutura para esse serviço, a Santa Casa e a UPA, na época, absorveram a demanda e o Otto fechou definitivamente as portas, ficando o prédio abandonado.
Com o fechamento das unidades da fundação, dívidas trabalhistas se acumularam e para se livrar delas, a Justiça, por exemplo, chegou a determinar um leilão da metade da área de 50 mil metros quadrados às margens da rodovia.
O superintendente da Santa Casa, Daniel Porto, informou que não há informações sobre como serão usados os dois imóveis doados.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas