7 de outubro de 2024

Santinhos jogados, candidato detido e urnas trocadas: veja como foi a manhã de votação nas regiões de Sorocaba e Jundiaí

O g1 acompanha neste domingo (6), a partir das 8h, o dia de votação e a apuração das urnas nas 21 cidades da região. Votação ocorre até as 17h. Eleitores votam no Colégio Salesiano, na Vila Independência, em Sorocaba (SP)
Tom Dias/TV TEM
Moradores de Sorocaba (SP) relataram uma grande quantidade de santinhos espalhados pelas ruas de Sorocaba (SP) na manhã deste domingo (6). Em Jundiaí (SP), um homem foi levado à delegacia após tirar foto da urna.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Até o começo da tarde deste domingo, todos os candidatos a prefeito de Sorocaba e Jundiaí haviam registrado o voto.
Eleições 2024: acompanhe ao vivo a cobertura do 1º turno nas regiões de Sorocaba e Jundiaí
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sorocaba tem 527.772 eleitores aptos a votar nas Eleições Municipais de 2024. Já em Jundiaí, são 336.406 eleitores.
Locais de votação funcionam até as 17h deste domingo.
Fila para votar no maior local de votação de Jundiaí, a Escola Divino Salvador, na Vila Arens. Cerca de 9 mil eleitores votam no local.
Paula Brazão/TV TEM
Eleitores detidos
Um homem foi levado à delegacia após tirar foto da urna em Jundiaí. O presidente de uma seção na Escola Adib viu o homem tirando foto e chamou a Polícia Militar. O eleitor foi levado à delegacia.
O delegado fez um termo circunstanciado e ele foi liberado, mas pode responder pelo crime, que tem pena de até dois anos de prisão.
Em Sorocaba, na zona 342ª, uma pessoa foi flagrada fazendo boca de urna na Escola Estadual Francisco Coccaro. Os funcionários do cartório acionou a polícia, que revistou o suspeito, mas não encontrou nenhum material durante a revista.
Candidato detido
A Guarda Municipal de Campo Limpo Paulista (SP) deteve o candidato a vereador Gilberto Rocha (PT) por suspeita de espalhar santinhos em frente a um local de votação da cidade.
De acordo com o BO, os guardas faziam patrulhamento no bairro Vila Firenze, na madrugada deste domingo (6), quando viram um carro jogando os materiais gráficos em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Luiz de Carvalho.
Os guardas deram ordem de parada, no entanto, o veículo aumentou a velocidade e tentou fugir da abordagem. Em seguida, os guardas conseguiram abordar o carro no Jardim Brasília. Durante a vistoria, foi encontrado dentro do carro uma caixa com os santinhos do candidato.
O candidato e o filho dele estavam no veículo e confessaram que distribuíram os materiais. A prática de espalhar materiais impressos na véspera ou no dia da votação é crime eleitoral.
Urnas trocadas
Na região de Sorocaba, até as 12h30, 35 urnas foram substituídas após apresentarem algum problema técnico.
Santinhos incomodam moradores
Santinhos foram jogados na rua em frente à CEMEB Prof. Oswaldo Camargo Pires, em Várzea Paulista.
Santinhos foram jogados na rua em frente à CEMEB Prof. Oswaldo Camargo Pires, em Várzea Paulista.
Arquivo Pessoal
Materiais gráficos também foram espalhados em frente à escola EM Profa. Zilah Dias de Mello Schrepel, no Jardim Santo André II, em Sorocaba (SP). Segundo eleitores, as ruas do entorno da escola também estão tomadas por papel.
Muitos santinhos espalhados em frente à escola EM Profa. Zilah Dias de Mello Schrepel, no Jardim Santo André II, em Sorocaba (SP). As ruas do entorno da escola também estão tomadas por papel
Pamela Ramos/TV TEM
Em Itu, uma calçada na Rua dos Andradas, em frente à Escola Regente Feijó, foi tomada pelos santinhos.
A prática de espalhar santinhos e outros materiais impressos pelas ruas na véspera ou no dia da votação é um crime eleitoral, que pode inclusive trazer punições para os próprios candidatos.
Em Itu (SP), sujeira de santinhos na Rua dos Andradas, em frente à Escola Regente Feijó
Daniel Napoli/Arquivo Pessoal
Votação em braile
O comerciante aposentado José Benedito é deficiente visual e votou na escola Divino Salvador, na Vila Arens, em Jundiaí. Ele diz que é importante exercer o papel de eleitor e falou sobre o novo recurso de acessibilidade para deficientes visuais nas urnas eletrônicas.
“A votação tem braile, eu consigo [votar] pelo braile e eu treinei pelo site. [O treino] é parecido [com a votação]. Eu já sei a posição do teclado, aí eu ouço o sinal. Eu só faltei quando fui impossibilitado de não votar mesmo, mas assim mesmo justifiquei. Sempre voto, não deixo de participar.”
Comerciante aposentado votou em escola de Jundiaí
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias