Lucas Wickhaus dá vida a Iarley Carvalho. Ator começou no teatro na adolescência e conquistou papel na produção de João Emanuel Carneiro. Lucas Wickhaus é ator santista que começou vida artística em Cubatão (SP)
Divulgação
O ator Lucas Wickhaus, de 29 anos, acredita que o teatro o escolheu. Contrariando a escolha da maioria dos jovens de Cubatão (SP), que aos 14 já sonham com uma carreira na indústria, ele se realiza na arte de interpretar. O jovem entrou na segunda fase da novela Mania de Você, de João Emanuel Carneiro, para dar vida à personagem Iarley Carvalho, que diz ser um ‘bom malandro’.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp
Ao g1, o ator definiu o personagem como um jovem de caráter dúbio, que ‘aplica pequenos golpes’ e mente para a família sobre frequentar a faculdade.
Lucas nasceu em Santos (SP), mas já morou em São Vicente (SP) e se mudou para Cubatão no início da adolescência. O motivo foi a mãe dele, Elizabeth Wickhaus, que é enfermeira e passou em um concurso público na cidade.
Antes do convite para atuar como o Iarley na novela das 21h, Lucas reuniu experiências que vão de séries a filmes e musicais. Mudou-se para São Paulo na juventude, estudou artes dramáticas na Universidade de São Paulo (USP) e chegou a trabalhar em restaurante para se manter.
“Eu até trabalhei em outros lugares, porque a gente sabe que a vida de arte tem suas complicações […]. Eu trabalhei de garçom um bom tempo para poder me sustentar em São Paulo, ainda mais não vindo de família rica”, disse.
Tive que me virar bastante, mas eu sempre soube que a arte era o meu lugar”.
A mãe, Elizabeth, conciliou a criação de Lucas com a rotina de plantões como enfermeira e viu crescer, diante de si, um profissional. Ela contou à equipe de reportagem que, desde criança, nas festas do colégio, o filho tinha inclinação para as artes e já se destacava.
Capturado pelo teatro
Lucas Wickhaus estreia em novela da Globo em setembro
Redes sociais
Lucas contou que, apesar da consciência de estar em um polo industrial, onde as oportunidades mais visadas eram relacionadas às usinas, ele sabia que não se encaixava.
“Eu sentia que não era muito a minha vibe, eu não me via muito ali. Então, eu enrolei minha mãe durante muito tempo para fazer os cursos [Senac e Senai, por exemplo]”, brincou.
Durante as buscas por algo que tivesse a cara dele, Lucas se inscreveu em uma turma de Turismo no Senac municipal e notou que o prédio ficava atrás do Teatro do Kaos. Ainda adolescente, foi atraído por uma faixa que convocava atores para a encenação do Caminho da Independência na cidade.
Ele fez contato com a secretaria da instituição, se inscreveu, chamou a atenção do produtor Lourimar e logo foi absorvido por um grupo de estudos no Teatro do Kaos.
Paralelamente aos ensaios da encenação, Lucas se destacou na rotina do grupo em outras produções. “Aí eu nunca mais saí”, disse. “Por isso que eu falo que o teatro meio que me capturou”.
Longe de casa
Lucas Wichkaus e a mãe, Elizabeth
Arquivo pessoal
Quando Lucas se juntou ao Teatro do Kaos, Elizabeth viu que os planos do filho realmente caminhavam para a atuação. Aos 15 anos, de acordo com a enfermeira, ele foi escolhido como ator revelação.
“E eu ficava olhando, porque mãe sempre pensa em uma outra coisa para o filho, né? [Eu] falava: ‘Não, ele tem que fazer um curso no Senac, trabalhar na Usiminas’. Nada disso. Ele nem pensava, nem cogitava isso”, disse ela ao g1.
Segundo Elizabeth, Lucas contou que estudaria na USP quando tinha 17 anos. Apesar do orgulho, a mãe sofreu o impacto de saber que o garotinho iria para longe, viver a própria vida.
“Foi um baque. Porque eu simplesmente vi meu filho, meu menino, meu bebê ir embora para São Paulo. Jogou uma mochila nas costas e ‘tchau’, foi embora. Aí ele ficou lá, ali vivendo a vida dele, trabalhando, dando os pulos dele”, contou.
Primeira novela global
Lorena (à esq.), Edmilson (ao centro), Dhu e Iarley
Globo
Os ares mudaram e, após a graduação e envolvimento em algumas produções artísticas, Lucas se mudou para o Rio de Janeiro. Ele disse que estava finalizando um projeto quando, no início do ano, uma produtora de elenco da Globo lhe enviou uma mensagem no Instagram.
Segundo Lucas, a produtora perguntou se ele gostaria de fazer um teste, e que vinha acompanhando o trabalho dele. Sem pestanejar, o artista compareceu à audição dois dias depois. Ele descobriu que havia sido escalado em abril.
Elizabeth contou como recebeu a notícia: “Eu quase infartei esse dia. E ele está aí, trilhando o caminho dele, trilhando a jornada dele. Que os deuses das artes cênicas sempre o abençoem. E, como mãe, só tenho que segurar o coração quando ele fala ‘segura a marimba'”, brincou.
Quem é Iarley?
Iarley é filho de Dhu, interpretada por Ivy Souza; Edmilson, feito por Érico Brás; e irmão de Lorena, personagem de Liza Del Dala. Todos lutam para sobreviver em uma comunidade às margens do resort principal da novela. Dhu, que vende brigadeiros para sustentar a família, acaba sobrecarregada.
“Ele tem um caráter um pouco duvidoso, ele é um bom malandro, ali. Até que ele encontra a Bruna, a personagem da Duda Batsow, e eles vão viver ali um romance que talvez possa mudar um pouquinho o Iarley”, afirmou o ator.
Mania de Você: veja quem é quem na nova novela das 9 e entenda a trama
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos