19 de setembro de 2024

Santos, SP, cria ‘Zona de Segurança Máxima’ na orla; entenda

Administração municipal anunciou que o trecho entre os bairros José Menino e Ponta da Praia, que compõem a orla, vai contar com a intensificação das rondas da GCM. Orla de Santos, no litoral de São Paulo
Divulgação
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, anunciou a criação de uma “Zona de Segurança Máxima” em todo trecho da orla. A iniciativa, prevista para entrar em vigor a partir da próxima semana, vai contar com o reforço do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) no trecho.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O anúncio foi feito na última sexta-feira (28), na Associação Comercial de Santos (ACS). Trata-se da primeira ação da nova secretária de Segurança da cidade, Raquel Gallinati, que é delegada de polícia, da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP). Ela foi nomeada ao cargo no município na terça-feira (25).
Segundo a administração municipal, os bairros entre o José Menino e Ponta da Praia, que compõem a orla, serão os primeiros a integrar a “Zona de Segurança Máxima”. De acordo com a prefeitura, as medidas ainda estão previstas para outras regiões da cidade.
No trecho, haverá a intensificação das rondas da GCM, com maior presença do efetivo e monitoramento contínuo por meio de câmeras. Segundo a prefeitura, a iniciativa começará pelo local devido ao alto fluxo de pessoas, entre moradores e turistas.
Ainda de acordo com a pasta, entre os principais objetivos da medida está o apoio às forças de segurança para a prevenção de crimes como furtos, assaltos, vandalismo.
Reforço
Prefeitura contrata seguranças e GCMs, intensificando o patrulhamento nas escolas municipais
Divulgação/Prefeitura de Santos
Ainda de acordo com a prefeitura, o projeto “Santos Mais Segura” irá aumentar em 45% o efetivo da GCM, que passará para 632 agentes, com a contratação de 200 guardas municipais, por meio de concurso público já em andamento.
Além disso, a corporação recebeu 33 novas viaturas, totalizando 116 veículos, que incluem carros, motos, quadriciclos, bicicletas e botes. Ainda foram entregues 30 novas pistolas e cinco carabinas, sendo que mais 170 pistolas ainda serão compradas, totalizando 205 armas.
Em relação ao monitoramento, o município anunciou a instalação de novas 1.500 câmeras por meio do programa “Santos Mais”. Atualmente, há 1.763 equipamentos em operação integrados ao Centro de Controle Operacional (CCO), sendo 518 em pontos na orla.
Concurso público para GCM e entrega de novas armas e viaturas estão entre investimentos em Santos (SP)
Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Mais Notícias