A ação será nos bairros Figueira e Nossa Senhora Aparecida (Lagoa), em Grussaí, na Coreia e bairro Santa Rita de Cássia, em Atafona, sede do município (Centro) e localidades de Sabonete, Barcelos e Cajueiro. Mutirão do mês de março contra o Aedes aegypti em São João da Barra
Prefeitura de São João da Barra/Divulgação
Nesta sexta-feira (15), São João da Barra, no Norte Fluminense, terá o terceiro mutirão do mês de março para a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
A ação será a nos bairros Figueira e Nossa Senhora Aparecida (Lagoa), em Grussaí, na Coreia e bairro Santa Rita de Cássia, em Atafona, sede do município (Centro) e na localidades de Sabonete, Barcelos e Cajueiro.
O trabalho vai acontecer como nos oito mutirões desde o início do ano, com visitas a residências e estabelecimentos comerciais para combater potenciais focos e a proliferação do mosquito.
Cerca de 70 agentes de endemias do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra estarão envolvidos no mutirão.
Neste mês, já foram realizados dois mutirões e o quarto, e último, está programado para o próximo dia 22.
No último mutirão, no dia 8, foram visitados 1.533 imóveis, com a eliminação de 177 depósitos do Aedes aegypti. Foram também coletadas 12 amostras para análise.
A ação, ocorrida durante todo o dia, aconteceu em Barcelos, Açu, Grussaí (Figueira) e Iquipari, Atafona (Baixada), além de Palacete.
“É muito importante que os moradores abram seus imóveis e recebam bem nossos agentes de endemias. É muito importante também separar 10 minutos por semana para vistoriar seus imóveis e eliminar toda água parada”, orienta o diretor do NCZ, Marcos Machado.