9 de outubro de 2024

São Paulo tem definição para 2° turno mais apertada, e Teresina tem vitória com menor vantagem; veja situação nas capitais

Das 26 capitais brasileiras que tiveram eleições municipais neste domingo, 15 terão 2° turno, enquanto 11 definiram seus prefeitos em 1° turno. Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL)
Reprodução
A cidade de São Paulo (SP) teve a votação mais apertada entre as 26 capitais brasileiras no primeiro turno das Eleições 2024, realizadas neste domingo (6).
Os candidatos para o segundo turno das eleições na capital paulista que acontecem em 27 de outubro — e onde se enfrentarão Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) —, só foram definidos às 21h08, mais de quatro horas após o fim do horário de votação e com 99,52% das urnas apuradas.
Até a última atualização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o primeiro colocado era o atual prefeito, Nunes, com 29,49% dos votos, enquanto o segundo, Boulos, obteve 29,06% — uma diferença de apenas 0,43%.
O terceiro colocado na disputa pela prefeitura da maior cidade do Brasil foi o candidato Pablo Marçal, que conseguiu 28,14% dos votos. Em números absolutos, a diferença de votos entre o Nunes e Marçal, primeiro e terceiro colocado, era de apenas 82.241.
Já a vitória em primeiro turno mais apertada foi a de Silvio Mendes (União), prefeito eleito de Teresina (PI). Ele foi eleito com 52,19% dos votos, enquanto o segundo colocado, Fabio Novo (PT), teve 43,26% dos votos. A diferença entre os dois foi de 8,93%.
O atual prefeito da capital do Piauí, Dr. Pessoa (PRD), ficou apenas com o terceiro lugar, com 2,20% dos votos.
Veja qual foi a diferença nas outras capitais brasileiras.
Definições para 2° turno mais apertadas
Em outras três cidades os candidatos que conseguiram o maior percentual de votos também não conseguiram atingir a marca de, pelo menos, um terço dos votos.
Em campo Grande (MS), cidade que levou duas mulheres para o segundo turno, a primeira colocada Adriane Lopes (PP) — que é a atual prefeita e tenta reeleição — conseguiu 31,67% dos votos, com Rose Modesto (União) logo na sequência, com 29,56%. A diferença entre as duas foi de 2,11%.
Também no Centro-Oeste, em Goiânia (GO), Fred Rodrigues (PL) foi para o segundo turno com 31,14% dos votos, enquanto o segundo colocado, Mabel (União), obteve 27,66%. A diferença entre eles foi de 3,48%.
Em Manaus (AM), o prefeito David Almeida (Avante), que tenta reeleição, foi o primeiro colocado, com 32,16% dos votos. O segundo colocado, capitão Alberto Neto (PL), teve 24,94%. Embora Almeida não tenha alcançado um terço dos votos no primeiro turno, a diferença dele para Neto foi um pouco maior, de 7,22%.
*Esta reportagem está em atualização

Mais Notícias