24 de dezembro de 2024

São Vicente abre inscrições para implante de contraceptivos em adolescentes; saiba mais


Jovens serão contempladas durante o 2º Mutirão do Implanon. Prefeitura de São Vicente realiza 2º Mutirão do Implanon
Tadeu Filho/Prefeitura de São Vicente
A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, abre inscrições nesta sexta-feira (1) para cadastro de adolescentes entre 15 e 17 anos que tenham interesse no implante de contraceptivo subcutâneo (implanon). Ao todo, 200 jovens serão contempladas durante o 2º Mutirão do Implanon.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A ação ocorrerá nas unidades de saúde da mulher da região Insular e da Área Continental. Além da inserção do contraceptivo, o mutirão terá roda de conversa e aula sobre a importância da prevenção à gravidez na adolescência.
Para se inscrever, as jovens interessadas devem morar na cidade e estudar em escola pública, além de preencher um formulário na internet. Após o cadastro, a equipe da Diretoria de Saúde da Mulher entrará em contato para agendar o implante.
Mutirão
Na Região Insular, o mutirão ocorrerá no dia 23 de novembro, na Unidade de Saúde da Mulher, que fica na Avenida Antônio Emmerich, nº 509, no bairro Vila Mello. Serão 100 beneficiadas.
Já as outras 100 adolescentes moradoras da Área Continental serão contempladas no dia 30 de novembro, na unidade da Rua Salvador, 60, no bairro Vila Ponte Nova.
No dia da inserção do contraceptivo, as jovens poderão participar de uma aula explicativa, além de roda de conversa e oficina sobre métodos anticoncepcionais e importância da prevenção à gravidez e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Método
O implante subcutâneo é considerado um dos mecanismos dos métodos anticoncepcionais mais eficazes. Depois de ser inserido no corpo da mulher, o implanon libera um hormônio sintético chamado etonogestrel (derivado da progesterona).
A substância é absorvida na corrente sanguínea e age para bloquear a ovulação e deixar o muco cervical mais espesso.
O método contraceptivo é reversível, de ação prolongada (3 anos), e possui a forma de bastão com quatro centímetros de comprimento e dois milímetros de diâmetro.
Segundo a prefeitura, além do mutirão, existe um protocolo que disponibiliza o contraceptivo para um público específico: adolescentes que já tiveram um filho, mulheres em situação de rua, portadoras de HIV e profissionais do sexo.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias